Introdução de BIM no currículo acadêmico: análise realizada na cidade de Cajazeiras-PB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.207

Palabras clave:

Arquitetura e Urbanismo, Building Information Modeling, Cajazeiras, Engenharia Civil, Ensino

Resumen

Este trabalho analisa as matrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na cidade de Cajazeiras, no interior da Paraíba, na busca pela identificação da inserção na academia local do paradigma Building Information Modeling - BIM. Utilizando a análise de conteúdo como método base, amparado por um quadro filtrante e posterior transposição dos dados para infográficos, a pesquisa tem foco qualitativo e trouxe como principais resultados a identificação de disciplinas que já apresentam o termo BIM em seus títulos, e também a possibilidade de consulta a diagramas que mostram como estão distribuídas ao longo dos cursos as disciplinas que apresentam um teórico potencial para a incorporação do BIM a suas ementas. Em conclusão, esta pesquisa contribui com uma noção inicial de como se encontra a adoção destes conceitos pelas instituições de ensino superior da cidade examinada, assim como popularização e disseminação de suas metodologias no país, abrindo portas para futuras pesquisas que possam se aprofundar ainda mais neste tema.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-08-19

Cómo citar

CAVALCANTI, Francisco Thiago Moreira; LIMA, Pollyanna Priscila de Souza. Introdução de BIM no currículo acadêmico: análise realizada na cidade de Cajazeiras-PB. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–7. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.207. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/207. Acesso em: 22 dic. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.