Educação corporativa na implementação de BIM

barreiras e oportunidades em caso de empresa de infraestrutura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2605

Keywords:

Educação corporativa, Ensino de BIM, Formação profissional, Competências

Abstract

A Educação Corporativa tem como objetivo fomentar o aprendizado aos colaboradores para que as empresas possam alcançar seus objetivos estratégicos. No contexto da Construção 4.0, ela se torna fundamental no desenvolvimento de complexas competências em busca de resiliência. Com o aumento da adesão ao BIM em decorrência dos decretos federais, vem sendo provocada a necessidade de uma transformação cultural no desenvolvimento dos projetos. Assim, esse artigo tem como objetivo discutir sobre barreiras e oportunidades identificadas como consequência da condução de atividade de Educação Corporativa dentro do processo de implementação de BIM. A pesquisa consiste em um estudo de caso, qualitativo e exploratório. Observou-se que o formato presencial aplicado numa empresa que adota a forma de trabalho híbrida somado à metodologia ativa de gamificação das atividades resultou em integração e colaboração efetivas entre os participantes. Contribuiu para o êxito da capacitação a diversidade de experiências da equipe responsável pela formação em BIM na empresa. Espera-se estimular a troca de experiências na implementação do BIM no setor de infraestrutura e contribuir para o avanço do conhecimento sobre Educação Corporativa.

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Author Biographies

Caroline Kehl , Universidade Estadual de Campinas/Grupo CCR

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista na Engenharia Digital da CCR Rodovias do Grupo CCR e doutoranda em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

Sâmara Machado Cabral Melo, Universidade Estadual de Campinas/Grupo CCR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora da Engenharia Digital da CCR Rodovias do Grupo CCR (Jundiaí - SP, Brasil).

Roberta Ramos Santos, Grupo CCR

Engenheira Civil e graduanda em Ciência de Dados pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Especialista na Engenharia Digital da CCR Rodovias do Grupo CCR (Jundiai - SP, Brasil).

Pothira Francélia Loretto Picoli, Grupo CCR

Engenheira Civil pós-graduada no Master BIM Manager pela Zigurat. Especialista na Engenharia Digital da CCR Rodovias do Grupo CCR (Jundiaí - SP, Brasil).

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

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Published

29/10/2023

How to Cite

KEHL , C. .; MELO, S. M. C.; SANTOS, R. R.; PICOLI, P. F. L.; RUSCHEL, R. C. Educação corporativa na implementação de BIM: barreiras e oportunidades em caso de empresa de infraestrutura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–8. DOI: 10.46421/sbtic.v4i00.2605. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/2605. Acesso em: 19 may. 2024.

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