Educação corporativa na implementação de BIM
barreiras e oportunidades em caso de empresa de infraestrutura
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2605Palavras-chave:
Educação corporativa, Ensino de BIM, Formação profissional, CompetênciasResumo
A Educação Corporativa tem como objetivo fomentar o aprendizado aos colaboradores para que as empresas possam alcançar seus objetivos estratégicos. No contexto da Construção 4.0, ela se torna fundamental no desenvolvimento de complexas competências em busca de resiliência. Com o aumento da adesão ao BIM em decorrência dos decretos federais, vem sendo provocada a necessidade de uma transformação cultural no desenvolvimento dos projetos. Assim, esse artigo tem como objetivo discutir sobre barreiras e oportunidades identificadas como consequência da condução de atividade de Educação Corporativa dentro do processo de implementação de BIM. A pesquisa consiste em um estudo de caso, qualitativo e exploratório. Observou-se que o formato presencial aplicado numa empresa que adota a forma de trabalho híbrida somado à metodologia ativa de gamificação das atividades resultou em integração e colaboração efetivas entre os participantes. Contribuiu para o êxito da capacitação a diversidade de experiências da equipe responsável pela formação em BIM na empresa. Espera-se estimular a troca de experiências na implementação do BIM no setor de infraestrutura e contribuir para o avanço do conhecimento sobre Educação Corporativa.
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