Educação corporativa na implementação de BIM
barreiras e oportunidades em caso de empresa de infraestrutura
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2605Palabras clave:
Educação corporativa, Ensino de BIM, Formação profissional, CompetênciasResumen
A Educação Corporativa tem como objetivo fomentar o aprendizado aos colaboradores para que as empresas possam alcançar seus objetivos estratégicos. No contexto da Construção 4.0, ela se torna fundamental no desenvolvimento de complexas competências em busca de resiliência. Com o aumento da adesão ao BIM em decorrência dos decretos federais, vem sendo provocada a necessidade de uma transformação cultural no desenvolvimento dos projetos. Assim, esse artigo tem como objetivo discutir sobre barreiras e oportunidades identificadas como consequência da condução de atividade de Educação Corporativa dentro do processo de implementação de BIM. A pesquisa consiste em um estudo de caso, qualitativo e exploratório. Observou-se que o formato presencial aplicado numa empresa que adota a forma de trabalho híbrida somado à metodologia ativa de gamificação das atividades resultou em integração e colaboração efetivas entre os participantes. Contribuiu para o êxito da capacitação a diversidade de experiências da equipe responsável pela formação em BIM na empresa. Espera-se estimular a troca de experiências na implementação do BIM no setor de infraestrutura e contribuir para o avanço do conhecimento sobre Educação Corporativa.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto nº 10.306 de 2 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modeling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling – Estratégia BIM BR. Brasília, DF, 2020. url: http://www.in.gov.br/web/dou/‑/decreto‑n‑10.306‑de‑2‑de‑abril‑de‑2020‑251068946.
CANAVARRO, J. M. P. Indústria 4.0 , educação, competências, emprego e trabalho. In: MÓNICO, L. et al. (coord.). Capital psicológico, estratégia e gestão na diversidade das organizações. Coimbra: ESEnfC, 2019, p. 218 220.
CORRÊA, S. L. M. .; SIVIERO, L. F. .; FREITAS, . R. de O.; CORRÊA, F. R. .; SANTOS, E. T. BIM para infraestrutura de transportes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–8. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.189. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/189. Acesso em: 17 abr. 2023.
DELATORRE, J. P. M.; SANTOS, E. T. Introdução de novas tecnologias: o caso do BIM em empresas de construção civil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2014. doi:http://doi.org/10.17012/entac2014.135
DUTRA, A. Q. N D.; EBOLI, M. P. Educação Corporativa: Uma Revisão Sistemática e Bibliométrica. In: XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022 On-line - 21 a 23 de set de 2022. Anais [...] Maringá: ANPAD, 2022. Disponível em: http://anpad.com.br/uploads/articles/120/approved/b91a76b0b2fa7ce160212f53f3d2edba.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.
EBOLI, M. Universidades Corporativas: Educação para as Empresas do Século XXI. São Paulo: Schmukler Editores, 1999.
HIATT, J.M. ADKAR: A Model for Change in Business, Government, and our Community. Loveland: Prosci Learning Center Publications, 2006, 146 p.
MEISTER, J. C. Educação corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.
PEREIRA, S. M. S. de A.; CORREIA, M. C. Implementação da abordagem e tecnologia BIM no processo de gestão na FIOCRUZ. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019014, mar. 2019. ISSN 1980-6809. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653755>. Acesso em: 27 mar. 2019. doi:https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653755.
SANTOS, E. R. do; SOUZA, C. C. de; SALGADO, M. S. Formação Profissional em BIM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. Anais [...] Londrina: UEL On line, 2021. Disponível em: . Acesso em: 17/04/2023. doi:10.29327/sbqp2021.438034
SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS, A. An Integrated approach to BIM competency assessment, acquisition, and application. Automation in Construction, [S.I.], v. 35, p.174‐189, 2013. doi:https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR