Planejamento de inserção de BIM em matriz curricular de curso de engenharia civil
análise de interfaces
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2631Palavras-chave:
BIM no ensino superior, Célula BIM, Interfaces BIM, Matriz curricularResumo
A possibilidade de implementação do BIM - Building Information Modeling – em cursos de graduação, representa uma importante estratégia no âmbito da formação profissional. Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento no contexto da Rede de Células BIM ANTAC. O trabalho refere-se a fase de diagnóstico com análise de interfaces entre categorias BIM e componentes da matriz curricular de curso de Engenharia Civil. Foram considerados os planos de ensino e utilizado método de identificação de interfaces. Observações gerais foram realizadas sobre a matriz curricular geral, por núcleo de conhecimentos e por categoria de análise. Os resultados indicam um percentual elevado da matriz com interface clara com BIM, uma percepção maior da interface em disciplinas práticas do núcleo profissional mais próximas da realidade física das obras de construção civil, pouca ênfase sobre competências gerenciais, especificidades de análise em processos educacionais e a importância da capacitação docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 22 ago. 2019. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/08/2019&jornal=515&pagina=2&totalArquivos=76. Acesso em: 11 jun. 2023.
BRASIL. Decreto nº 10.306, de 02 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 02 abr. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.306-de-2-de-abril-de-2020-251068946. Acesso em: 27 mai. 2022.
CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/. Acesso em: 10 mai. 2022.
EASTMAN, Chuck et al. Introdução ao manual de BIM. In: EASTMAN, Chuck et al. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014. p. (1-24).
GASPAR, João Alberto da Motta; RUSCHEL, Regina Coeli. A evolução do significado atribuído ao acrônimo BIM: Uma perspectiva no tempo, p. 423-430. In: São Paulo: Blucher, 2017. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2017-067. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/download-pdf/296/27662. Acesso em: 20 set. 22.
KASSEM, Mohamad.; AMORIM, Sergio R. Leusin de. BIM Building Information Modeling no Brasil e na União Européia. 2015. Disponível em: https://www.academia.edu. Acesso em: 10 mai. 2022.
MEC. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 10 mai. 2022.
MÉTODO de identificação da interface com BIM na matriz curricular. Érica de Sousa Checcucci. 2021. 1 vídeo (27:58 min). Publicado pelo canal do Youtube GT TIC ANTAC. Playlist Células BIM. 7 mai. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8i32NV4PLjc&list=PLkL20v6GBV3yEjceOKS8WpQd4xxemV6A2&index=2. Acesso em: 21 jun. 2023.
RECEPETI. Informe: Recepeti firma termo de colaboração com o Ministério da Economia. 2020. Disponível em: http://recepeti.org.br/2020/06/12/. Acesso em: 24 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR