Planejamento de inserção de BIM em matriz curricular de curso de engenharia civil

análise de interfaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2631

Palavras-chave:

BIM no ensino superior, Célula BIM, Interfaces BIM, Matriz curricular

Resumo

A possibilidade de implementação do BIM - Building Information Modeling – em cursos de graduação, representa uma importante estratégia no âmbito da formação profissional. Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento no contexto da Rede de Células BIM ANTAC. O trabalho refere-se a fase de diagnóstico com análise de interfaces entre categorias BIM e componentes da matriz curricular de curso de Engenharia Civil. Foram considerados os planos de ensino e utilizado método de identificação de interfaces. Observações gerais foram realizadas sobre a matriz curricular geral, por núcleo de conhecimentos e por categoria de análise. Os resultados indicam um percentual elevado da matriz com interface clara com BIM, uma percepção maior da interface em disciplinas práticas do núcleo profissional mais próximas da realidade física das obras de construção civil, pouca ênfase sobre competências gerenciais, especificidades de análise em processos educacionais e a importância da capacitação docente.

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Biografia do Autor

Andrea Cecilia Cruz Sánchez, Faculdade Anhanguera

Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora A na Faculdade Anhanguera Antônio Carlos (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Guilherme Vinicius Coelho de Paiva, Faculdade Anhanguera

Mestrado em Gestão Integrada pela Fundação Universitária Iberoamericana. Professor A na Faculdade Anhanguera Antônio Carlos (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Lucas Gouvêa de Sousa, Faculdade Anhanguera

Mestrado em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo. Coordenador de Curso na Faculdade Anhanguera Antônio Carlos (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Thiago Augustus Fantoni Silva, Faculdade Anhanguera

Especialização em Engenharia de Estruturas pelo Centro Mineiro de Ensino Superior Promove. Professor A na Faculdade Anhanguera Antônio Carlos (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Valter de Souza Lucas Júnior, Faculdade Anhanguera

Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor A na Faculdade Anhanguera Guajajaras (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Referências

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

SÁNCHEZ, Andrea Cecilia Cruz; PAIVA, Guilherme Vinicius Coelho de; SOUSA, Lucas Gouvêa de; SILVA, Thiago Augustus Fantoni; LUCAS JÚNIOR, Valter de Souza. Planejamento de inserção de BIM em matriz curricular de curso de engenharia civil: análise de interfaces. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–12. DOI: 10.46421/sbtic.v4i00.2631. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/2631. Acesso em: 22 dez. 2024.

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