Planejamento de inserção de BIM em matriz curricular de curso de engenharia civil
análise de interfaces
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2631Palabras clave:
BIM no ensino superior, Célula BIM, Interfaces BIM, Matriz curricularResumen
A possibilidade de implementação do BIM - Building Information Modeling – em cursos de graduação, representa uma importante estratégia no âmbito da formação profissional. Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento no contexto da Rede de Células BIM ANTAC. O trabalho refere-se a fase de diagnóstico com análise de interfaces entre categorias BIM e componentes da matriz curricular de curso de Engenharia Civil. Foram considerados os planos de ensino e utilizado método de identificação de interfaces. Observações gerais foram realizadas sobre a matriz curricular geral, por núcleo de conhecimentos e por categoria de análise. Os resultados indicam um percentual elevado da matriz com interface clara com BIM, uma percepção maior da interface em disciplinas práticas do núcleo profissional mais próximas da realidade física das obras de construção civil, pouca ênfase sobre competências gerenciais, especificidades de análise em processos educacionais e a importância da capacitação docente.
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