Planejamento de inserção de BIM em matriz curricular de curso de engenharia civil

análise de interfaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2631

Palavras-chave:

BIM no ensino superior, Célula BIM, Interfaces BIM, Matriz curricular

Resumo

A possibilidade de implementação do BIM - Building Information Modeling – em cursos de graduação, representa uma importante estratégia no âmbito da formação profissional. Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento no contexto da Rede de Células BIM ANTAC. O trabalho refere-se a fase de diagnóstico com análise de interfaces entre categorias BIM e componentes da matriz curricular de curso de Engenharia Civil. Foram considerados os planos de ensino e utilizado método de identificação de interfaces. Observações gerais foram realizadas sobre a matriz curricular geral, por núcleo de conhecimentos e por categoria de análise. Os resultados indicam um percentual elevado da matriz com interface clara com BIM, uma percepção maior da interface em disciplinas práticas do núcleo profissional mais próximas da realidade física das obras de construção civil, pouca ênfase sobre competências gerenciais, especificidades de análise em processos educacionais e a importância da capacitação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Cecilia Cruz Sánchez, Faculdade Anhanguera

Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora A na Faculdade Anhanguera Antônio Carlos (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Guilherme Vinicius Coelho de Paiva, Faculdade Anhanguera

Mestrado em Gestão Integrada pela Fundação Universitária Iberoamericana. Professor A na Faculdade Anhanguera Antônio Carlos (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Lucas Gouvêa de Sousa, Faculdade Anhanguera

Mestrado em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo. Coordenador de Curso na Faculdade Anhanguera Antônio Carlos (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Thiago Augustus Fantoni Silva, Faculdade Anhanguera

Especialização em Engenharia de Estruturas pelo Centro Mineiro de Ensino Superior Promove. Professor A na Faculdade Anhanguera Antônio Carlos (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Valter de Souza Lucas Júnior, Faculdade Anhanguera

Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor A na Faculdade Anhanguera Guajajaras (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Referências

BRASIL. Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 22 ago. 2019. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/08/2019&jornal=515&pagina=2&totalArquivos=76. Acesso em: 11 jun. 2023.

BRASIL. Decreto nº 10.306, de 02 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 02 abr. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.306-de-2-de-abril-de-2020-251068946. Acesso em: 27 mai. 2022.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/. Acesso em: 10 mai. 2022.

EASTMAN, Chuck et al. Introdução ao manual de BIM. In: EASTMAN, Chuck et al. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014. p. (1-24).

GASPAR, João Alberto da Motta; RUSCHEL, Regina Coeli. A evolução do significado atribuído ao acrônimo BIM: Uma perspectiva no tempo, p. 423-430. In: São Paulo: Blucher, 2017. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2017-067. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/download-pdf/296/27662. Acesso em: 20 set. 22.

KASSEM, Mohamad.; AMORIM, Sergio R. Leusin de. BIM Building Information Modeling no Brasil e na União Européia. 2015. Disponível em: https://www.academia.edu. Acesso em: 10 mai. 2022.

MEC. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 10 mai. 2022.

MÉTODO de identificação da interface com BIM na matriz curricular. Érica de Sousa Checcucci. 2021. 1 vídeo (27:58 min). Publicado pelo canal do Youtube GT TIC ANTAC. Playlist Células BIM. 7 mai. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8i32NV4PLjc&list=PLkL20v6GBV3yEjceOKS8WpQd4xxemV6A2&index=2. Acesso em: 21 jun. 2023.

RECEPETI. Informe: Recepeti firma termo de colaboração com o Ministério da Economia. 2020. Disponível em: http://recepeti.org.br/2020/06/12/. Acesso em: 24 mai. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

SÁNCHEZ, Andrea Cecilia Cruz; PAIVA, Guilherme Vinicius Coelho de; SOUSA, Lucas Gouvêa de; SILVA, Thiago Augustus Fantoni; LUCAS JÚNIOR, Valter de Souza. Planejamento de inserção de BIM em matriz curricular de curso de engenharia civil: análise de interfaces. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–12. DOI: 10.46421/sbtic.v4i00.2631. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/2631. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.