Extração de quantitativos utilizando o BIM

estudo de caso em um projeto de edifício educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2665

Palabras clave:

BIM, Construção civil, Extração de quantitativos;, Estimativa de custo

Resumen

Building Information Modeling (BIM) pode ser aplicado ao longo das fases do ciclo de vida da edificação. Na fase de orçamentação, o BIM possui uma série de vantagens, desde a estimativa de recursos até o controle do consumo de insumos e redução de perdas e dos custos. Entretanto, ainda enfrenta resistência do setor em sua implantação, devido ao alto custo investido de tempo e recursos para a capacitação dos seus colaboradores. Este trabalho foi desenvolvido para comparar o quantitativo de insumos extraído da modelagem virtual com o quantitativo feito de forma tradicional. Inicialmente, foram identificados os termos fundamentais do BIM e de orçamentação de obras. O projeto escolhido para estudo de caso foi um módulo de educação infantil do governo federal do Brasil, cujos projetos foram modelados em REVIT®, apresentado o passo a passo para extrair os insumos e elaborar as tabelas de quantitativos. Além disso, realizou-se o comparativo dos quantitativos encontrados na modelagem em BIM com os disponibilizados pelo governo. Como resultados, verificou-se que a maioria dos itens quantificados diferem do valor apontado na planilha orçamentária adotada na licitação do módulo de educação, e identificadas as principais vantagens e dificuldades para a modelagem e extração de quantitativos.

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Biografía del autor/a

Vanessa Lima Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade Estadual de Feira de Santana - Bolsita CNPQ (Feira de Santana - BA, Brasil).

Ana Rita Sulz de Almeida Campos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutora em Educação e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).

Luis Claudio Alves Borja, Instituto Federal da Bahia

Doutorado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil). Professor EBTT no IFBA e Professor Permanente do Mestrado PPGECEA/UEFS.

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Publicado

2023-10-29

Cómo citar

CARNEIRO, Vanessa Lima; CAMPOS, Ana Rita Sulz de Almeida; BORJA, Luis Claudio Alves. Extração de quantitativos utilizando o BIM: estudo de caso em um projeto de edifício educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–15. DOI: 10.46421/sbtic.v4i00.2665. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/2665. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

TIC na gestão do conhecimento, integração e colaboração

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