Implementação de prática colaborativa BIM em disciplina de tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.211Palavras-chave:
BIM, construção, projeto colaborativoResumo
O BIM - Building Information Modeling, tem crescido em termos de demanda dentro da indústria da construção e provado ser uma tendência e ferramenta útil neste setor. As instituições de ensino superior, que oferecem engenharia civil e educação na área de gestão, buscam incorporar competências e habilidades de BIM em seus programas de graduação. No entanto, apenas algumas universidades já introduziram conteúdos de BIM nos currículos dos alunos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo. Este artigo relata o processo realizado para integrar o BIM, o compartilhamento de informações e o projeto colaborativo no currículo de graduação do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Instituto Mauá de Engenharia. Uma análise crítica deste estudo de caso foi realizada e apresenta lições aprendidas sobre a adoção do BIM. Um mecanismo de “feedback” foi aplicado para verificar as experiências dos alunos em relação a este programa. É importante que o princípio do BIM seja integrado na formação de futuros profissionais da construção.
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