Atendimento aos itens da norma de desempenho com foco nos segmentos dos incumbentes
um estudo de caso múltiplo
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.3070Palavras-chave:
Norma de Desempenho, Incumbências, Atendimento, Categorização de Causas, Estudo de Caso MúltiploResumo
A ABNT NBR 15575, também conhecida como Norma de Desempenho, é um dos parâmetros, junto as normas prescritivas, para avaliação do desempenho dos edifícios residenciais brasileiros. Nela, são especificadas as incumbências e responsabilidades de cada um dos agentes envolvidos no processo de construção e utilização de um edifício, assim como na avaliação dos critérios de cada item que compõe o desempenho do mesmo. Embora o atendimento a norma seja uma obrigação, ainda existem desafios no processo de implantação, justificando a importância do seu estudo, portanto, pretende-se analisar o atendimento aos seus itens com foco nas incumbências destinadas aos fornecedores, projetistas e construtores/incorporadores. Propõe-se uma categorização de causas para análise do não atendimento aos itens destinados a cada incumbente a partir de um estudo de caso múltiplo de três empreendimentos residenciais. Identificou-se que o agente com maior sucesso no atendimento aos critérios da norma é o construtor/incorporador, evidenciando a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consolidado para auxílio no cumprimento e comprovação dos itens normativos.
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Referências
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