Atendimento aos itens da norma de desempenho com foco nos segmentos dos incumbentes

um estudo de caso múltiplo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.3070

Keywords:

Norma de Desempenho, Incumbências, Atendimento, Categorização de Causas, Estudo de Caso Múltiplo

Abstract

A ABNT NBR 15575, também conhecida como Norma de Desempenho, é um dos parâmetros, junto as normas prescritivas, para avaliação do desempenho dos edifícios residenciais brasileiros. Nela, são especificadas as incumbências e responsabilidades de cada um dos agentes envolvidos no processo de construção e utilização de um edifício, assim como na avaliação dos critérios de cada item que compõe o desempenho do mesmo. Embora o atendimento a norma seja uma obrigação, ainda existem desafios no processo de implantação, justificando a importância do seu estudo, portanto, pretende-se analisar o atendimento aos seus itens com foco nas incumbências destinadas aos fornecedores, projetistas e construtores/incorporadores. Propõe-se uma categorização de causas para análise do não atendimento aos itens destinados a cada incumbente a partir de um estudo de caso múltiplo de três empreendimentos residenciais. Identificou-se que o agente com maior sucesso no atendimento aos critérios da norma é o construtor/incorporador, evidenciando a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consolidado para auxílio no cumprimento e comprovação dos itens normativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giovanna Bueno Fernandes Reis Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Engenharia Civil na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Goiânia - GO, Brasil).

 

Marina Ribeiro Saboia Alves, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Engenharia Civil na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Goiânia - GO, Brasil). 

Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Diretora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Goiânia - GO, Brasil).

Cécile Guimarães Ulhôa, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Goiás (Goiânia - GO, Brasil). 

References

_____. NBR 15575: Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho. Rio de Janeiro, 2008.

_____. NBR 15575: Edificações habitacionais - Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Desempenho de edificações habitacionais: guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013. 2ª ed. Fortaleza: Gadioli Cipolla Comunicação, 2013. 308 p.

MAGALHÃES, G. C. C. Proposta de artefato para avaliação de fornecedores de materiais quanto à ABNT NBR 15575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho. 2018. 41 f. (Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, 2018.

SOUZA, J. L. P.; KERN, A. P.; TUTIKIAN, B. F. Análise quanti-qualitativa da norma de desempenho (NBR nº 15575/2013) e principais desafios da implantação do nível superior em edificação residencial de multipavimentos. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n.1, p.127-144, 2018.

Published

2023-11-05

How to Cite

GONÇALVES, Giovanna Bueno Fernandes Reis; ALVES, Marina Ribeiro Saboia; BRANDSTETTER, Maria Carolina Gomes de Oliveira; ULHÔA, Cécile Guimarães. Atendimento aos itens da norma de desempenho com foco nos segmentos dos incumbentes : um estudo de caso múltiplo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.3070. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/3070. Acesso em: 23 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.