Análise das principais causas do não cumprimento de metas em edifícios residenciais e comerciais
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.556Palavras-chave:
Planejamento e Controle de obras, Last Planner System, Lean ConstructionResumo
O atraso dos empreendimentos é uma das principais problemáticas do setor da construção civil, a análise de não-conformidades que ocasionam essa problemática, fornece às equipes tendências que podem ser usadas para desenvolver estratégias para evitar a recorrência das mesmas falhas no futuro. Desta forma, esta pesquisa se desenvolve com o intuito de avaliar a aplicação da análise de curto prazo do sistema Last Planner em obras residenciais e comerciais a partir da coleta de um banco de dados de 10 obras verticais de uma torre na construção civil, acompanhadas pela mesma empresa de consultoria em planejamento. Contabilizou-se as cinco causas mais frequentes, sendo a principal delas a mudança no plano de ataque da obra, e utilizando análise estatística observou-se que existe uma grande variabilidade do número de ocorrência das problemáticas ao longo das obras. Além disso, verificou-se que a grande maioria dos problemas são de origens internas, sendo planejamento e mão de obra os dois subgrupos com mais causas do não cumprimento de metas cadastradas. Concluiu-se que analisando as principais causas do não cumprimento das metas de curto prazo e identificando o seu comportamento é possível prever cenários e buscar melhoria contínua do projeto.
Downloads
Referências
BALLARD, G The last planner system of production control. 2000. 193f. Thesis (Doctor of Philosophy) - School of Civil Engineering, Faculty of Engineering. University of Birmingham, Birmingham.
BORTOLAZZA, R. C. Contribuições para a coleta e a análise de indicadores de planejamento e controle da produção na construção civil. 2006. 178f. Tese (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
CBIC. PIB Brasil e Construção Civil. [banco de dados]: Câmara Brasileira da Indústria da Construção, 2020.
CABRITA, A. F. Atrasos na Construção: Causas, Efeitos E Medidas De Mitigação. 2008. 177f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Instituto Superior de Ensino, Lisboa, Portugal, 2008.
DE FILIPPI, G. A.; MELHADO, S. B. Um Estudo Sobre as Causas de Atrasos de Obras de Empreendimentos Imobiliários na Região Metropolitana de São Paulo. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 161-173, jul./set. 2015.
MOURA, C. B. Avaliação do impacto do Sistema Last Planner no desempenho de empreendimentos da construção civil. 2008. 170f. Dissertação Mestrado (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.
Moretti, C. E. Crise: o momento ideal para a implantação do lean. Jun. 2015. Disponível em: <http://vanzolini.org.br/blog/2015/06/crise-o-momento-ideal-para-a-implantacao-do-lean>. Acesso em: 22 abr. 2021.
OLIVEIRA, S. B. 95% dos empreendimentos imobiliários são entregues com atrasos no Brasil. Entendam os seus direitos!. 2006 Disponível em<
https://jus.com.br/artigos/52349/95-dos-empreendimentos-imobiliarios-sao-entregues-com-atrasos-no-brasil-entendam-os-seus-direitos>. Acesso em: 03 maio 2021.
PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n.114, p. 179-195, 2001.
RESENDE, C.C.R. Atrasos de obra devido a problemas no Gerenciamento. 2013. 61f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Tapai Advogados. Ações Contra Construtoras Disparam 2600% nos Últimos Cinco Anos. 2014 Disponível em<
http://www.tapaiadvogados.com.br/imprensa >. Acesso em: 07 maio 2021.