Diagnóstico do processo de orçamento de obras no contexto brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.642

Palabras clave:

Orçamentação, Custos de construção, Informações para orçamento, BIM 5D

Resumen

A disponibilidade, qualidade e adequado tratamento de informações para orçamento permite estimativas de consumo de recursos mais próximas da realidade, aumentando a vantagem competitiva das construtoras. Com o objetivo de diagnosticar o processo de orçamentação praticado no Brasil, foi realizada survey por meio de questionário eletrônico, sendo obtidas respostas de 39 orçamentistas de 13 estados da federação. A realização da pesquisa confirmou quadros de deficiência reportados pela literatura e também avançou no conhecimento existente, reconhecendo diferenças entre o perfil e a forma de atuação de orçamentistas prestadores de serviço (autônomos ou escritórios contratados) e daqueles que compõem o quadro das empresas construtoras, identificando taxa de adoção e forma de cálculo de custos indiretos e de encargos sociais, trabalhistas e indenizatórios e verificando o relevante uso de planilhas eletrônicas de forma complementar a ferramentas computacionais específicas para orçamentação. Dessa maneira, o estudo contribuiu para a identificação e detalhamento de problemas atuais do processo de orçamentação, subsidiando esforços de melhoria por parte de profissionais e pesquisadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Santana de Carvalho , Instituto Federal de Pernambuco

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Instituto Federal de Pernambuco.

Jayne Carla Monteiro Pimentel , Instituto Federal de Pernambuco

Cursando Engenharia Civil no Instituto Federal de Pernambuco.

Citas

BERNARDES, M. M. S. Planejamento e controle da produção para empresas de construção civil. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Obras públicas: recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras públicas. 4. ed. Brasília: TCU, 2014.

CARVALHO, A. B. et al. Variabilidade orçamentária com diferentes bases de composições unitárias: estudo de caso de dois prédios residenciais em Belém/PA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.

ELY, D. M., CARVALHO, A. C. C., CÉSAR, C. G. Barreiras para a implementação do BIM na realização de orçamentos por empresas da construção. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.

GEHBAUER, F. et al. Planejamento e gestão de obras: um resultado prático da cooperação técnica Brasil-Alemanha. Curitiba: CEFET-PR, 2002.

MATTOS, A. D. Como preparar orçamentos de obras. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2019.

SILVA, M. A.; MOREIRA, F. S.; CÂNDIDO, L. F. O controle de custos em Micro e Pequenas Empresas (MPE): um estudo de caso com construtoras cearenses. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.

TISAKA, M. Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução. 2. ed. São Paulo: Pini, 2011.

Publicado

18/10/2021

Cómo citar

CARVALHO , M. S. de .; PIMENTEL , J. C. M. . Diagnóstico do processo de orçamento de obras no contexto brasileiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.642. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/642. Acesso em: 18 may. 2024.