Uso de jogo em LEGO™ como ferramenta de ensino de gestão de obras

Uma experiência de discentes de mestrado da UFS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2498

Palabras clave:

Jogos didáticos, Simulação, Construção enxuta, Gestão de obras, Lego™

Resumen

O uso de jogos como abordagem prática na área de gestão tem se mostrado uma ferramenta eficiente para a aprendizagem na construção, especialmente quando baseados na abordagem enxuta, pois tais jogos visam disseminar a mentalidade de eliminação de perdas. Sendo assim, diante do desafio de fornecer uma formação prática para alunos de mestrado, analisar a consolidação das habilidades em antecipações gerenciais e na redução da variabilidade no fluxo, ao aplicar um jogo em Lego™ para ensino da gestão da construção. Para tal fim, foram empregadas duas metodologias de pesquisa: um mapeamento sistemático da literatura, a fim de verificar a perspectiva de trabalhos futuros; bem como a aplicação de um jogo com posterior verificação dos conceitos fixados. Por conseguinte, foi constatado uma perspectiva de crescimento na área de pesquisa de jogos de simulação para ensino, com um pico de publicações no ano de 2021, possivelmente devido ao surgimento da comunidade Administering and Playing Lean Simulations Online (APLSO), no referido ano. Enquanto na aplicação do jogo, os estudantes demonstraram preocupação com tempo, orçamento e qualidade, o que permitiu compreender os processos e refletir sobre pontos de melhoria. Essas verificações confirmaram o potencial do jogo como ferramenta de ensino de gestão da construção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amélia Gomes Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Luana de Jesus Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Aluna especial no mestrado em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Pamella Menezes Teodósio, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Taiane Aparecida Santos Torres, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Departamento de Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – SE – Brasil). 

Citas

ALVES, T.C.L.; AZAMBUJA, M.M.; ARNOUS, B. Teaching Lean Construction: A survey of lean skills and qualifications expected by contractors and specialty contractors in 2016. In: Annual Conference of The International Group for Lean Construction, 24th, Boston, MA, USA. 2016. Proceedings […] Boston, 2016, 10 p.

AMARAL, Tatiana Gondim do; BRANDÃO, Camila Mariana; ELIAS, Karinny Vieira; BRAGA, Pedro Boaratti. Identificação de perdas por improvisação em canteiros de obras. Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 245–260, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/reec/article/view/54562.

BHATNAGAR, S. DEVKAR, G. Development and Testing of a Simulation Game on Waste Elimination using Lean Practices. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN, CONSTRUCTION, 29th, 2021, Lima, Peru. Proceedings […] Peru: 2021, pp. 269–278.

BURCH V, R.F.; SMITH, B. 2019. Using simulation to teach lean methodologies and the benefits for Millennials. Total Quality Management and Business Excellence 30 (3-4): 320-334, 2019.

DIEF, A. Insights on lean gamification for higher education. International Journal of Lean Six Sigma. v. 8, 2017. pp. 359–376.

ESTEVES, M. A. S.; MUNIZ JUNIOR, J.; BATISTA, J. C.; STOFFEL, W. P. Reestruturação da disciplina introdução à engenharia na Faculdade de Engenharia de Resende: uma proposta com base nas metodologias ativas de aprendizagem. REBES - Rev. Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1., 2016. 12 p.

FORCAEL, E.; GLAGOLA, C. R.; GONZÁLEZ, V. Incorporation of Computer Simulations into Teaching Linear Scheduling Techniques. Journal of Professional Issues Engineering.-ASCE, 138 (1) 21-302, 12.

FREITAS, E. J. R.; FORTES, L. S. Aprendizagem ativa aplicada à Engenharia: um estudo sobre a percepção do aprendizado. Revista de Ensino de Engenharia, v. 39, p. 295-311, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HERRERA, R. F.; SANZ, M. A.; MONTALBÁN-DOMINGO, L.; GARCÍA-SEGURA, T.; PELLICER, E. Impact of game-based learning on understanding lean construction principles. Sustainability, v. 11, n. 19, 2019. 16 p.

HUAMAN-OROSCO, C.; ERAZO-RONDINEL, A. A.; HERRERA, R. F. Barriers to Adopting Lean Construction in Small and Medium-Sized Enterprises—The Case of Peru. Buildings, v. 12, n. 10, p. 1637, 2022.

JACOBSEN, S.; STRANGE, K.; TEIZER, J. Using serious games to teach lean construction principles in higher education. International Journal of Construction Education and Research, v. 17, n. 2, p. 161-177, 2021.

KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction. Technical Report no. 72. Center for Integrated Facility Engineering. Stanford University, 1992, 87p.

LEITE, M. O.; SANTOS, V. I. D.; HEINECK, L. F. M. . O ensino dos conceitos da construção enxuta com uma dinâmica de jogos em sala de aula. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 10., 2017. Anais [...]. Fortaleza: ANTAC, 2017. p. 410 – 417.

LIMA, J. H.; LOPES, D. A. Uso de jogo educacional na engenharia civil: tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo “dimensione”. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. 1-14, 2021.

LINDHARD, S. Learning by Experience: A Game Approach to Teaching Construction Scheduling. In: ICCREM 2014: Smart Construction and Management in the Context of New Technology. Proceedings [...] p. 566-572, 2014.

LUCKO, G.; SENIOR, B. Ontology for Virtualization of Lean Construction Games. Lean Construction Journal, v. 12, p. 01-23, 2022. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/de09bef16563aa20b16801fbe4795350/1?pq-origsite=gscholar&cbl=5347171. Acesso em: 10 out. 2023.

MELO, R. S. S.; GRANJA, A. D.; BALLARD, G. Collaboration to extend target costing to non-multiparty contracted projects: evidence from literature. In: Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 21, Fortaleza, 2013. Proceedings … Fortaleza: IGLC, 2013.

MORAES, M. N. de; CARDOSO, P. A. Jogos para ensino em engenharia e desenvolvimento de habilidades. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 39, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1769/840. Acesso em: 01 abr. 2023.

PELLICER, E., PONZ-TIENDA, J. L. Teaching and Learning Lean Construction in Spain: a Pioneer Experience. In: Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 22nd, 2014, Oslo, Norway. Proceedings […] Oslo: IGLC, 2014. 12 p.

ROMANEL. F. B. Jogo “Desafiando a Produção”: Uma Estratégia para a Disseminação dos Conceitos da Construção Enxuta entre Operários da Construção Civil. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2009.

RYBKOWSKI, Zofia et al. The evolution of lean construction education (Part 1 of 2): At US-based universities. In: Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 26th, 2018, Chennai, India. Proceedings [...] Chennai: IGLC, 2018. 11 p.

RYBKOWSKI, Z. K.; ALVES, T. C. L.; LIU, M. The emergence and growth of the on-line serious games and participatory simulation group APLSO. In: Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 29th, 2021, Lima. Proceedings [...] Lima, 2021, p. 269-278 doi: 10.24928/2021/0135. Disponível em: https://www.iglc.net/Papers/Details/1937

TOMMELEIN, I. ; RILEY, D. ; HOWELL, G Parade Game: Impact of Work Flow Variability on Trade Performance. Journal of Construction Engineering and Management.-ASCE, 125 (5) 304-310, 1999.

TOMMELEIN, I. D. Journey toward Lean Construction: Pursuing a Paradigm Shift in the AEC Industry. Journal of Construction Engineering and Management, v. 14, n. 6, 2015. 12 p.

Publicado

2023-11-05

Cómo citar

NUNES, Amélia Gomes; SOUZA, Luana de Jesus; TEODÓSIO, Pamella Menezes; TORRES, Taiane Aparecida Santos; SANTOS, Débora de Gois. Uso de jogo em LEGO™ como ferramenta de ensino de gestão de obras: Uma experiência de discentes de mestrado da UFS. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–11. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.2498. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/2498. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ensino de Gestão da Construção

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.