NOVAS PROPORÇÕES DAS INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3319

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Geometria viária, Projeto urbano, Infraestrutura urbana

Resumo

O presente trabalho, resultado de tese defendida no PROURB- UFRJ, reflete sobre a proporção de ocupação do espaço urbano por diferentes modais e pedestres, reconhecido um complexo protagonismo dos veículos motorizados sobre o desenho das estruturas urbanas brasileiras. Metodologicamente são estudados parâmetros de geometria viária adotados para a estruturação das vias e como esses, a partir da discussão de medidas mínimas para o fluxo veicular, podem apresentar novas possibilidades de desenho urbano, mais inclusivas e vinculadas a especificidades de cada contexto local. Os resultados apresentados disponibilizam possibilidades de redução do espaço veicular em média de 16,3 % e junto a um conjunto de proposições em vazios urbanos trazem novas perspectivas de organização social e de ocupação do espaço viário. Com nova categorização de vias proposta e parâmetros dos outros elementos de via (calçadas, canteiros centrais, ciclovia e outros) aplicados se traduz para o estudo da geometria viária, perspectivas e demandas tanto dos contextos urbanos, quanto dos pedestres, capazes de se apresentar como possibilidade de guia para projetos urbanos.

Biografia do Autor

João Flavio Araujo Folly, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB-UFRJ),  . Professor na Universidade Estácio de Sá no curso de Arquitetura e Urbanismo. 

Referências

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Publicado

17/11/2023

Como Citar

FOLLY, J. F. A. NOVAS PROPORÇÕES DAS INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/singeurb.v4i00.3319. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/3319. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas