NOVAS PROPORÇÕES DAS INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3319Palavras-chave:
Mobilidade urbana, Geometria viária, Projeto urbano, Infraestrutura urbanaResumo
O presente trabalho, resultado de tese defendida no PROURB- UFRJ, reflete sobre a proporção de ocupação do espaço urbano por diferentes modais e pedestres, reconhecido um complexo protagonismo dos veículos motorizados sobre o desenho das estruturas urbanas brasileiras. Metodologicamente são estudados parâmetros de geometria viária adotados para a estruturação das vias e como esses, a partir da discussão de medidas mínimas para o fluxo veicular, podem apresentar novas possibilidades de desenho urbano, mais inclusivas e vinculadas a especificidades de cada contexto local. Os resultados apresentados disponibilizam possibilidades de redução do espaço veicular em média de 16,3 % e junto a um conjunto de proposições em vazios urbanos trazem novas perspectivas de organização social e de ocupação do espaço viário. Com nova categorização de vias proposta e parâmetros dos outros elementos de via (calçadas, canteiros centrais, ciclovia e outros) aplicados se traduz para o estudo da geometria viária, perspectivas e demandas tanto dos contextos urbanos, quanto dos pedestres, capazes de se apresentar como possibilidade de guia para projetos urbanos.
Referências
AASHTO, American Association of State Highway and Transportation Officials. A Policy on Geometric Design Of Highways And Streets. Washington, D.C., 2018.
CTB. Código de Trânsito Brasileiro – LEI Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Brasil,1997.
LYNCH, Kevin. Good City Form. 2ª ed. MIT Press, Cambridge MA, 1981; 1984.
PCRJ, Prefeitura da Cidade do Rio De Janeiro. SMI. Caderno de Instruções para elaboração, apresentação e aprovação de Projetos Geométricos Viários Urbanos. Resolução “N” Smi N.º 09 de 08 de junho de 2021. Rio de Janeiro, 2021.
PEREIRA NETO, W. A. Análise de Fatores Intervenientes nas Características Dimensionais de Segmentos Rodoviários sob a Óptica da Compatibilidade Veículo-Via. Tese – Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, 2007. 190p.
PREM, H., RAMSAY, E., FLETCHER, C., GEORGE, R., GLEESON, B. Estimation of Lane Width Requirements for Heavy Vehicles on Straight Path. Austroads. Australia,1999.
SEMOB- MINISTÉRIO DAS CIDADES. Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana: Transporte Ativo. Brasil, 2016.