A RELEVÂNCIA DA ANÁLISE PÓS OCUPAÇÃO SOB A ÓTICA DA MOBILIDADE URBANA

– O CASO DE UM SHOPPING CENTER

Autores

  • Rafael Felipe Teixeira Rodrigues Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eduardo Linhares Qualharini Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carina Stolz Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3644

Palavras-chave:

MOBILIDADE URBANA, Análise pós ocupação, Acessibilidade

Resumo

Com base nos princípios da Análise Pós Ocupação (APO), este artigo apresenta os problemas relacionados à mobilidade urbana, na questão do transporte não motorizado e na acessibilidade, a partir da implantação de um shopping center e seus efeitos no entorno. O shopping do estudo de caso em questão localiza-se na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada observou um estudo de campo por meio de visitas in loco, além de realizar uma revisão bibliográfica sobre os temas abordados, bem como sobre as legislações aplicadas, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A partir dos problemas identificados, foram apresentadas possíveis soluções, baseadas em conceitos de mobilidade ativa e acessibilidade universal e, ainda que o projeto do shopping center analisado não tenha privilegiado os deslocamentos não motorizados, será possível avançar nestes aspectos com ações que não demandarão grandes investimentos, tais como a construção de rampas e a mudança no layout do estacionamento para motos e do bicicletário.

Biografia do Autor

Rafael Felipe Teixeira Rodrigues, Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2013) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2020). Mestrado profissional em andamento em Engenharia Urbana na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Atualmente é Especialista de Marketing no Grupo Gerdau e professor convidado do curso de Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis na escola politécnica da UFRJ.

Eduardo Linhares Qualharini, Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Eng. Civil (construção) pela UFRJ (1973), graduação em Eng. Civil (Estruturas) pela FTESM (1975), esp. em Eng. de Seg. do Trabalho pela FTESM (1976), esp. em Produção Civil pela UFF (1984), M.Sc. Arquitetura pelo PROARQ/UFRJ (1992), CAEPE pela Escola Superior de Guerra (1992), D.Sc. em Eng. de Produção pela COPPE/UFRJ (1996) e pós-doutorado pela UF, em Produção Civil (1998). Prof. Titular da Poli/UFRJ, prof. do Programa de Eng. Ambiental e do Programa de Eng. Urbana ambos da UFRJ. 

Carina Stolz, Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Engenharia (Construção Civil) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, pós-doutorado (2016) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

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Publicado

17/11/2023

Como Citar

TEIXEIRA RODRIGUES, R. F.; QUALHARINI, E. L.; STOLZ, C. A RELEVÂNCIA DA ANÁLISE PÓS OCUPAÇÃO SOB A ÓTICA DA MOBILIDADE URBANA : – O CASO DE UM SHOPPING CENTER. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/singeurb.v4i00.3644. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/3644. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

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