ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DAS DENSIDADES CONSTRUTIVAS E POPULACIONAIS RESIDENCIAIS E VERIFICAÇÃO QUANTITATIVA DA OFERTA DAS CALÇADAS, DE UM RECORTE URBANO DO DISTRITO DE VILA PRUDENTE, EM SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3636

Palavras-chave:

densidade urbana, morfologia urbana, caminhabilidade

Resumo

Este estudo empregou uma abordagem multidimensional e interdisciplinar para investigar a evolução da densidade e da morfologia urbanas em um recorte urbano localizado em uma Zona de Estruturação Urbana (ZEU) entre 2010 e 2020, no Distrito de Vila Prudente, São Paulo. O objetivo foi avaliar a evolução construtiva e populacional induzidas pelos parâmetros do Plano Diretor Estratégico, e compará-la com a oferta de calçadas na área estudada. Densidades e proporções entre áreas construídas e de calçadas foram calculadas e comparadas, via georreferenciamento e planilhas eletrônicas. Os resultados evidenciaram um aumento de 26% na área construída e uma considerável verticalização das estruturas urbanas, especialmente nas quadras próximas à estação de metrô Vila Prudente, com a média de pavimentos por empreendimento aumentando de 11 para 22. No entanto, esta expansão vertical não foi acompanhada por um aumento correspondente na oferta de calçadas, especialmente nas áreas adjacentes à estação de metrô. A análise evidenciou a necessidade de melhorias na acessibilidade e mobilidade de pedestres, especialmente em zonas densamente povoadas. Este trabalho oferece abordagens aos gestores públicos e profissionais envolvidos na gestão urbana, indicando possíveis métricas para análises de processos de adensamento urbano.

Biografia do Autor

Thiago Canhos Montmorency Silva, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Doutorando (2021-2025) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com área de concentração em Engenharia de Construção Civil e Urbana. Atualmente é Diretor Geral do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável da Prefeitura de Santo André (PMUS).

Denise Brunoro de Barros Mello, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo.  Mestrado em andamento em Engenharia Civil da Universidade de São Paulo, USP.

Gabriel Maggio Moraes, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Graduando na área de Engenharia Civil, com dupla formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é participante do Programa de Pré-Mestrado em Engenharia Civil (PPMEC) da  USP.

Karin Regina de Castro Marins, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Livre-Docência em Planejamento e Engenharia Urbanos, Escola Politécnica da USP. Professora Associada da Escola Politécnica da USP.

Referências

AHERN, Jack. From fail-safe to safe-to-fail: Sustainability and resilience in the new urban world. Landscape and urban Planning, v. 100, n. 4, p. 341-343, 2011.

ANGEL, Shlomo; LAMSON-HALL, Patrick; BLANCO, Zeltia Gonzalez. Anatomy of density: measurable factors that constitute urban density. Buildings and Cities, v. 2, n. 1, 2021.

CERVERO, Robert. Integration of urban transport and urban planning. The challenge of urban government: Policies and practices, p. 407-427, 2001.

GEOSAMPA. Plataforma Geosampa. Disponível em: <http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br /PaginasPublicas/_SBC.aspx>. Acesso em 21 de nov. de 2021.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTATÍSTICA E GEOGRAFICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Martins Fontes, 2000.

JACOBSON, Justin; FORSYTH, Ann. Seven American TODs: Good practices for urban design in transit-oriented development projects. Journal of transport and land use, v. 1, n. 2, p. 51-88, 2008.

MCFARLANE, Colin. Density and the compact city. Dialogues in Human Geography, v. 13, n. 1, p. 35-38, 2023.

QUEEN’S UNIVERISTY BELFAST; DEPARTMENT FOR COMMUNITIES HOUSING AND REGENERATION DIVISIONS. Gentle Densities: A report on the potential of sustainable gentle density, mixed use, mixed tenure and public participation in future housing in Belfast. Sustainable Density Report. Belfast: 2021.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2021. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs> Acesso em 07 de dez. de 2021.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - PMSP. Plano diretor estratégico. Disponível em: <http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/principal-pde/>. Acesso em: 19 abr. 2021.

SEADE. SEADE População. Disponível em: <https://populacao.seade.gov.br>. Acesso em 21 de nov. de 2021.

SUZUKI, H.; CERVERO, R.; IUCHI, K. Transforming Cities with Transit. Washington DC: International Bank for Reconstruction and Development.The World Bank, 2013.

TELLER, Jacques. Regulating urban densification: what factors should be used?. Buildings & Cities, v. 2, n. 1, p. 302-317, 2021.

Downloads

Publicado

17/11/2023

Como Citar

MONTMORENCY SILVA, T. C. .; BRUNORO DE BARROS MELLO, D.; MAGGIO MORAES, G.; MARINS, K. R. de C. . ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DAS DENSIDADES CONSTRUTIVAS E POPULACIONAIS RESIDENCIAIS E VERIFICAÇÃO QUANTITATIVA DA OFERTA DAS CALÇADAS, DE UM RECORTE URBANO DO DISTRITO DE VILA PRUDENTE, EM SÃO PAULO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/singeurb.v4i00.3636. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/3636. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)