POTENCIAL DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PARA DIFERENTES TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS NA BACIA DO RIO TRAPICHEIRO, RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v2i.1238

Palavras-chave:

Sistemas prediais, Conservação da água, Tipologias arquitetônicas

Resumo

RESUMO: A concepção dos sistemas prediais hidrossanitários assume um papel relevante na sustentabilidade ambiental edilícia. No tocante à conservação de água nas edificações, diferentes ações podem otimizar a operação desses sistemas, como a adoção de dispositivos economizadores e o uso de fontes hídricas não convencionais para fins não potáveis. Tais medidas reduzem o consumo de água potável, beneficiando economicamente o usuário e diminuindo a pressão sobre a disponibilidade hídrica na escala urbana. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo avaliar e comparar o potencial de redução do consumo de água em edificações, considerando três tipologias arquitetônicas de uso residencial na Bacia do Rio Trapicheiro, município do Rio de Janeiro. A partir do estudo, verificou-se que o uso de dispositivos economizadores pode ser uma solução sustentável generalizada na construção civil, independente da tipologia arquitetônica. Por outro lado, o aproveitamento de água de chuva depende da área de captação. Além disso, observou-se, também, que o potencial de economia gerado por unidade domiciliar decresce com a verticalização da edificação. Por fim, observa-se que o tempo de retorno obtido para a substituição dos aparelhos tradicionais é aceitável para classe média brasileira, sendo necessário avaliar mecanismos de incentivo para classes menos favorecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celí Kiyomi Okumura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no grupo Projeto e Representação da Paisagem (PROAMB) com pesquisa voltada para o manejo sustentável da água nas edificações com rebatimento para o ambiente urbano. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Possui especialização em Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2014).

Silvana Barbeitas Lourenço Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Silvana Rodrigues é graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

Fabiana Ferreira de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal Fluminense (2015), especialista em Sustentabilidade nas Cidades, Edificações e Produto pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ) no grupo Projeto e Representação da Paisagem (PROAMB) com pesquisa voltada para a implementação de infraestruturas verdes para drenagem das águas pluviais. 

Luciana Fernandes Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) da COPPE/UFRJ. Sua área de pesquisa envolve os temas de drenagem urbana, gestão do risco de inundações e modelagem de inundações urbanas. Atualmente, é aluna de doutorado e professora substituta no Departamento de Tecnologia da Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aline Pires Veról, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aline Pires Veról é Engenheira Civil (POLI/UFRJ), Mestre e Doutora em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ). Professora Adjunta FAU/UFRJ, com atuação no PROARQ-FAU/UFRJ e na COPPE/UFRJ. Líder dos grupos de pesquisa do CNPq Projeto e Representação do Ambiente (PROARQ-FAU/UFRJ), Manejo de Águas Pluviais Urbanas e Cidades Sustentáveis (POLI/UFRJ) e Sistemas Prediais - Gestão Integrada da Água no Ambiente Construído (POLI/UFRJ). Co-autora do livro 'Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários: Projetos Práticos e Sustentáveis', da LTC Editora. Tem experiência nas áreas de Saneamento e Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários.

Referências

ABNT. NBR 15.527-Água da chuva: Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos. Brasil: [s. n.], 2019a.

ABNT. NBR 16.782 - Conservação de água em edificações. Brasil: [s. n.], 2019b.

ABNT. NBR 16.783 - Uso de fontes não alterntivas em edificações. Brasil: [s. n.], 2019c.

ALERTA RIO. Dados pluviométricos. [s. d.]. Available at: http://www.sistema-alerta-rio.com.br/dados-meteorologicos/download/dados-pluviometricos/. Acessado em: 3 ago. 2019.

BALOI, D. Sustainable construction: challenges and opportunities. 19th Annual ARCOM Conference, vol. 1, no. September, p. 289–297, 2003.

CEDAE. Companhia Estadual de Água e Esgoto: tarifas e consumo. [s. d.]. Disponível em: https://cedae.com.br/tarifas. Acessado em: 9 set. 2019.

CIB; UNEP-IETC. Agenda 21 for Sustainable Construction in Developing Countries. [S. l.: s. n.], 2002.

DA SILVA, A. O.; ARGÔLO, A. L.; DO VALE, M. B. R.; OKUMURA, C. K.; VERÓL, A. P. Proposta de Projeto de uma Edificação Sustentável Baseada no Conceito de Net Zero Water Buildings. Gestão e Gerenciamento, vol. 13, no. 13, p. 1–9, 2020. DOI 10.17648/nppg-gestaoegerenciamento-2447-1291-v13-1. Disponível em: https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/498.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Censo 2010. [s. d.]. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acessado em: 13 set. 2019.

PNCDA. DTA - Documento Técnico de Apoio n.o B1 Elementos de análise econômica relativos ao consumo predial. Brasil: [s. n.], 1998.

QUEIROZ, D. M.; BLOOMFIELD, V. K.; REGO, A. Q.; FIGUEIREDO, N. O. Plano de integração áreas verdes: Tijuca e Vila Isabel. [S. l.: s. n.], 2008.

SALGADO, M. S. Projeto Integrado – Caminho para a produção de edificações sustentáveis: a questão dos Sistemas Prediais. 2008. XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído [...]. [S. l.: s. n.], 2008. p. 11.

SNIS. Sistema Nacinal de Informações sobre Saneamento: Série histórica. [s. d.]. Disponível em: http://app4.mdr.gov.br/serieHistorica/. Acessado em: 23 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

OKUMURA, Celí Kiyomi; BARBEITAS LOURENÇO RODRIGUES, Silvana; CARVALHO, Fabiana; GUIMARÃES, Luciana; VERÓL, Aline. POTENCIAL DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PARA DIFERENTES TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS NA BACIA DO RIO TRAPICHEIRO, RJ. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 2., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. DOI: 10.46421/sispred.v2i.1238. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1238. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.