CONSUMO DE ÁGUA EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2974

Palavras-chave:

consumo de água, pessoa com deficiência, escolas

Resumo

A água é um recurso natural limitado, essencial para a vida e a gestão sustentável dos recursos hídricos requer estimativas sobre os indicadores de consumo. O objetivo deste trabalho é determinar os indicadores de consumo de água per capita e por área em unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do estado de Santa Catarina, no Brasil. Duas unidades foram selecionadas para realização da análise dos dados e determinação dos indicadores de consumo. O consumo médio per capita variou entre 9,03 e 15,50 litros/aluno/dia. O consumo médio por área variou entre 1,36 e 3,76 litros/m²/dia. O teste de Kruskal-Wallis não apontou presença de sazonalidade para as unidades estudadas. Por meio dos resultados apresentados é possível perceber que o consumo de água da pessoa com deficiência no ambiente escolar está próximo dos resultados encontrados por outros autores em escolas estaduais e municipais. Os resultados deste estudo podem servir de estímulo para novas pesquisas relacionadas ao consumo de água e a pessoa com deficiência no Brasil.

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Biografia do Autor

Pâmella Alzerina Rosa Mattos , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, Brasil

Andreza Kalbusch, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia Civil, Professora do Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, Brasil

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia de Produção, Departamento de Matemática, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, Brasil

Referências

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Publicado

2023-10-14

Como Citar

ALZERINA ROSA MATTOS , Pâmella; KALBUSCH, Andreza; HENNING, Elisa. CONSUMO DE ÁGUA EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 3., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 72–81. DOI: 10.46421/sispred.v3.2974. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/2974. Acesso em: 22 dez. 2024.

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