CONSUMO DE ÁGUA EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2974Palabras clave:
consumo de água, pessoa com deficiência, escolasResumen
A água é um recurso natural limitado, essencial para a vida e a gestão sustentável dos recursos hídricos requer estimativas sobre os indicadores de consumo. O objetivo deste trabalho é determinar os indicadores de consumo de água per capita e por área em unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do estado de Santa Catarina, no Brasil. Duas unidades foram selecionadas para realização da análise dos dados e determinação dos indicadores de consumo. O consumo médio per capita variou entre 9,03 e 15,50 litros/aluno/dia. O consumo médio por área variou entre 1,36 e 3,76 litros/m²/dia. O teste de Kruskal-Wallis não apontou presença de sazonalidade para as unidades estudadas. Por meio dos resultados apresentados é possível perceber que o consumo de água da pessoa com deficiência no ambiente escolar está próximo dos resultados encontrados por outros autores em escolas estaduais e municipais. Os resultados deste estudo podem servir de estímulo para novas pesquisas relacionadas ao consumo de água e a pessoa com deficiência no Brasil.
Descargas
Citas
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO - ANA (Brasil). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2021: relatório pleno. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - Brasília: ANA, 2022. 105 p. Disponível em: https://www.snirh.gov.br/portal/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos/conjuntura_2021_pdf_final_revdirec.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.
ANTUNES, Lucas Niehuns; GHISI, Enedir. Water and energy consumption in schools: case studies in brazil. Environment, Development and Sustainability, [S.L.], v. 22, n. 5, p. 4225-4249, 23 maio 2019. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s10668-019-00380-x
BRASIL. Constituição (1977). Lei nº 9433, de 8 de janeiro de 1997. Política Nacional de Recursos Hídricos. Brasília, DF, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm. Acesso em: 15 maio 2023.
FASOLA, Gabriel Balparda; GHISI, Enedir; MARINOSKI, Ana Kelly; BORINELLI, Jaffer Bressan. Potencial de economia de água em duas escolas em Florianópolis, SC. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 4, n. 11, p. 65-78, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/yHNngyMMYvDtF6QQ6tJKNQd/?format=pdf. Acesso em: 15 maio 2023.
FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES – FNA (Brasil). Quem somos. Disponível em: https://apaebrasil.org.br/conteudo/quem-somos. Acesso em: 06 jun. 2023.
GREIMAN, Lillie et al. A usable home: a qualitative investigation of the relationship between home usability and community participation for people with disabilities. Disability and Health Journal, v. 15, n. 1, p. 1-7, jan. 2022. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.dhjo.2021.101211.
HAAS, Clarissa; PANTALEÃO, Edson; ORLANDO, Rosimeire Maria; BAPTISTA, Claudio Roberto. Rodas de pesquisa e formação em educação especial: as trajetórias de estudantes com deficiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 570-582, dez. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/278333701.
HYNDMAN, R (2021). _fpp3: Data for "Forecasting: Principles and Practice" (3rd Edition). R package version 0.4.0. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=fpp3
HUSSIEN, Wa’el A.; MEMON, Fayyaz A.; SAVIC, Dragan A.. Assessing and Modelling the Influence of Household Characteristics on Per Capita Water Consumption. Water Resources Management, v. 30, n. 9, p. 2931-2955, 26 abr. 2016. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11269-016-1314-x.
INSTITUTE FOR HEALTH METRICS AND EVALUATION - IHME (United States of America). Results from the 2019 Global Burden of Disease (GBD) study. Disponível em: https://vizhub.healthdata.org/gbd-results/. Acesso em: 28 out. 2022.
KRUSKAL, W. H., WALLIS, W. A. Use of Ranks in One-Criterion Variance Analysis. Journal of the American Statistical Association, 47(260), 583–621, 1952. https://doi.org/10.2307/2280779
OLLECH D (2021). _Seastests: Seasonality Tests_. R package version 0.15.4. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=seastests
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/. 2023.
SCHULTT, Jéssica D. C.; KALBUSCH, Andreza; HENNING, Elisa. Factors influencing water consumption in public schools in Southern Brazil. Environment, Development and Sustainability, v. 24, n. 1, p. 1411-1427, 3 maio 2021. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s10668-021-01473-2.
UNITED NATIONS (United States Of America) - UN. Department Of Economic And Social Affairs (Desa). The Sustainable Development Goals Report. New York: Department Of Economic And Social Affairs (Desa), 2022. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2022/The-Sustainable-Development-Goals-Report-2022.pdf. Acesso em: 15 maio 2023
VEIGA, Fabiano da; KALBUSCH, Andreza; HENNING, Elisa. Drivers of urban water consumption in Brazil: a countrywide, cross-sectional study. Urban Water Journal, [S.L.], p. 1-9, 28 fev. 2022. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/1573062x.2022.2041049.
WENHOLD, Friede; FABER, Mieke. Water in nutritional health of individuals and households: an overview. Water SA, South Africa, v. 35, n. 1, p. 61-71, 1 jan. 2019.