CONSUMO DE ÁGUA EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2974

Palabras clave:

consumo de água, pessoa com deficiência, escolas

Resumen

A água é um recurso natural limitado, essencial para a vida e a gestão sustentável dos recursos hídricos requer estimativas sobre os indicadores de consumo. O objetivo deste trabalho é determinar os indicadores de consumo de água per capita e por área em unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do estado de Santa Catarina, no Brasil. Duas unidades foram selecionadas para realização da análise dos dados e determinação dos indicadores de consumo. O consumo médio per capita variou entre 9,03 e 15,50 litros/aluno/dia. O consumo médio por área variou entre 1,36 e 3,76 litros/m²/dia. O teste de Kruskal-Wallis não apontou presença de sazonalidade para as unidades estudadas. Por meio dos resultados apresentados é possível perceber que o consumo de água da pessoa com deficiência no ambiente escolar está próximo dos resultados encontrados por outros autores em escolas estaduais e municipais. Os resultados deste estudo podem servir de estímulo para novas pesquisas relacionadas ao consumo de água e a pessoa com deficiência no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pâmella Alzerina Rosa Mattos , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, Brasil

Andreza Kalbusch, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia Civil, Professora do Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, Brasil

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia de Produção, Departamento de Matemática, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville, Brasil

Citas

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO - ANA (Brasil). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2021: relatório pleno. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - Brasília: ANA, 2022. 105 p. Disponível em: https://www.snirh.gov.br/portal/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos/conjuntura_2021_pdf_final_revdirec.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

ANTUNES, Lucas Niehuns; GHISI, Enedir. Water and energy consumption in schools: case studies in brazil. Environment, Development and Sustainability, [S.L.], v. 22, n. 5, p. 4225-4249, 23 maio 2019. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s10668-019-00380-x

BRASIL. Constituição (1977). Lei nº 9433, de 8 de janeiro de 1997. Política Nacional de Recursos Hídricos. Brasília, DF, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm. Acesso em: 15 maio 2023.

FASOLA, Gabriel Balparda; GHISI, Enedir; MARINOSKI, Ana Kelly; BORINELLI, Jaffer Bressan. Potencial de economia de água em duas escolas em Florianópolis, SC. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 4, n. 11, p. 65-78, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/yHNngyMMYvDtF6QQ6tJKNQd/?format=pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES – FNA (Brasil). Quem somos. Disponível em: https://apaebrasil.org.br/conteudo/quem-somos. Acesso em: 06 jun. 2023.

GREIMAN, Lillie et al. A usable home: a qualitative investigation of the relationship between home usability and community participation for people with disabilities. Disability and Health Journal, v. 15, n. 1, p. 1-7, jan. 2022. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.dhjo.2021.101211.

HAAS, Clarissa; PANTALEÃO, Edson; ORLANDO, Rosimeire Maria; BAPTISTA, Claudio Roberto. Rodas de pesquisa e formação em educação especial: as trajetórias de estudantes com deficiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 570-582, dez. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/278333701.

HYNDMAN, R (2021). _fpp3: Data for "Forecasting: Principles and Practice" (3rd Edition). R package version 0.4.0. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=fpp3

HUSSIEN, Wa’el A.; MEMON, Fayyaz A.; SAVIC, Dragan A.. Assessing and Modelling the Influence of Household Characteristics on Per Capita Water Consumption. Water Resources Management, v. 30, n. 9, p. 2931-2955, 26 abr. 2016. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11269-016-1314-x.

INSTITUTE FOR HEALTH METRICS AND EVALUATION - IHME (United States of America). Results from the 2019 Global Burden of Disease (GBD) study. Disponível em: https://vizhub.healthdata.org/gbd-results/. Acesso em: 28 out. 2022.

KRUSKAL, W. H., WALLIS, W. A. Use of Ranks in One-Criterion Variance Analysis. Journal of the American Statistical Association, 47(260), 583–621, 1952. https://doi.org/10.2307/2280779

OLLECH D (2021). _Seastests: Seasonality Tests_. R package version 0.15.4. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=seastests

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/. 2023.

SCHULTT, Jéssica D. C.; KALBUSCH, Andreza; HENNING, Elisa. Factors influencing water consumption in public schools in Southern Brazil. Environment, Development and Sustainability, v. 24, n. 1, p. 1411-1427, 3 maio 2021. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s10668-021-01473-2.

UNITED NATIONS (United States Of America) - UN. Department Of Economic And Social Affairs (Desa). The Sustainable Development Goals Report. New York: Department Of Economic And Social Affairs (Desa), 2022. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2022/The-Sustainable-Development-Goals-Report-2022.pdf. Acesso em: 15 maio 2023

VEIGA, Fabiano da; KALBUSCH, Andreza; HENNING, Elisa. Drivers of urban water consumption in Brazil: a countrywide, cross-sectional study. Urban Water Journal, [S.L.], p. 1-9, 28 fev. 2022. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/1573062x.2022.2041049.

WENHOLD, Friede; FABER, Mieke. Water in nutritional health of individuals and households: an overview. Water SA, South Africa, v. 35, n. 1, p. 61-71, 1 jan. 2019.

Publicado

2023-10-14

Cómo citar

ALZERINA ROSA MATTOS , Pâmella; KALBUSCH, Andreza; HENNING, Elisa. CONSUMO DE ÁGUA EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 3., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 72–81. DOI: 10.46421/sispred.v3.2974. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/2974. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.