BIM NO ENSINO DE CONCEPÇÃO DOS SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2987

Palabras clave:

BIM, Educação, Sistemas prediais hidráulicos e sanitários

Resumen

RESUMO: Este artigo apresenta a intervenção na disciplina Instalações Hidráulicas e Sanitárias Prediais do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia. Esta disciplina foi selecionada a partir da análise da matriz curricular, sendo uma das 11 disciplinas identificadas com interface clara com BIM. O método de pesquisa foi a pesquisa-ação. A intervenção foi planejada pelos autores que criaram objetos de aprendizagem. Este estudo contribui por apresentar uma aplicação prática de ensino de BIM relacionado com os sistemas prediais hidráulicos e sanitários.

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Biografía del autor/a

Emerson Moreira Souza, Universidade Federal da Bahia

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Reymard Savio Sampaio de Melo , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Citas

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Publicado

2023-10-13

Cómo citar

SOUZA, Emerson Moreira; MELO , Reymard Savio Sampaio de. BIM NO ENSINO DE CONCEPÇÃO DOS SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 3., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 19–27. DOI: 10.46421/sispred.v3.2987. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/2987. Acesso em: 21 nov. 2024.

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