BIM no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários na engenharia civil

Autores

  • Solange L. S. Staut Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas, FEC/UNICAMP
  • Marina Sangoi de Oliveira Ilha Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas, FEC/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1605

Palavras-chave:

BIM, Educação, Sistemas prediais hidráulicos e sanitários

Resumo

RESUMO: O modelo da informação da construção (BIM) é um conjunto de processos, tecnologias e técnicas de trabalho que engloba todas as etapas do empreendimento, da concepção do projeto à manutenção do edifício. O uso dessa ferramenta vem sendo gradativamente implantado nas empresas de projeto e de execução de sistemas prediais hidráulicos e sanitários (SPHS), o que demanda que os futuros profissionais sejam capacitados para o desenvolvimento dos projetos em BIM. Considerando-se que uso de BIM pode auxiliar o entendimento dos conteúdos e pode ajudar na formação de profissionais para esta nova demanda, este artigo tem como objetivo avaliar a implementação dessa ferramenta em uma disciplina de projeto dos SPHS em um curso de Engenharia Civil. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação em dois oferecimentos dessa disciplina, com o BIM aplicado no nível introdutório, por meio do uso do Revit da Autodesk® para o desenvolvimento dos projetos dos SPHS. A avaliação da aplicação foi feita por meio de uma entrevista coletiva e de questionários individuais para os alunos ao final do semestre. A iniciativa de inserção do BIM foi aprovada pelos alunos, contudo, o material complementar e a tutoria extraclasse não foram suficientes para compensar a falta de familiaridade com o programa empregado para as modelagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDIRAD, H.; DOSSICK, C. S. BIM Curriculum Design in Architecture, Engineering, and Construction Education: A Systematic Review. Journal of Information Technology in Construction (ITcon), [s. l.], v. 21, n. Amor R, p. 250–271, 2016.

CHECCUCCI, É. de S. Teses e Dissertações Brasileiras sobre BIM: Uma Análise do Período de 2013 a 2018. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, [s. l.], v. 10, p. e019008, 2019.

CONTIER ARQUITETURA. Tutorial, Manual e Material - Projeto Modulado MCMV (Template Bibliotecas e Modelo de Projeto para Revit), 2014. Disponível em: <http://contier.com.br/downloads>. acesso: em 12 fev 2017.

PALOMERA-ARIAS, R.; LIU, R. BIM Laboratory Exercises for a MEP Systems Course in a Construction Science and Management Program. Journal of Information Technology in Construction, [s. l.], v. 21, n. Issa R, p. 188–203, 2016.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

L. S. STAUT, Solange; SANGOI DE OLIVEIRA ILHA, Marina. BIM no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários na engenharia civil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 1., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. DOI: 10.46421/sispred.v1i.1605. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1605. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.