MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS EM FACHADAS: UM ESTUDO DE CASO
Keywords:
Patologia, revestimento cerâmico, fachadasAbstract
O revestimento cerâmico é utilizado na construção civil por suas possibilidades de aplicação, porém o uso deste material como revestimento em fachadas vem sendo cada vez mais estudado pelo surgimento de manifestações patológicas. Diante o exposto, objetivou, com o presente trabalho, estudar as principais patologias existentes nos revestimentos cerâmicos da fachada do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado da cidade de Mossoró e discutir as possíveis causas que originaram. Este estudo foi dividido em duas etapas: A primeira consistiu em uma revisão de literatura. A segunda parte no estudo de caso em que se realizou vistorias no local, por meio de documentação fotográfica e aplicação de um questionário ao responsável pela construção da edificação. O estudo evidenciou que a principal patologia detectada nas fachadas do teatro foi o destacamento das pastilhas que de certa forma se generalizou nas fachadas, infelizmente trata-se de uma patologia grave, visto que pode provocar acidentes aos usuários que precisem transitar em torno do mesmo. Constatou-se a importância de manutenções preventivas e a realização de ensaios em laboratórios para verificação das causas que provocaram a perda de aderência das pastilhas.
Downloads
References
ABNT NBR 13755 – Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante – Procedimento. Rio de Janeiro, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2017.
______. NBR 8214: Assentamento de azulejos – Procedimento. Rio de Janeiro, 1983.
CASIMIR, C. Testing, evaluation and diagnostics. In: International Conference On Building Envelope Systems And Technology. Singapore, 1994. Proceedings. Singapore, 1994. p.79-84.
CONSULTA PÚBLICA, INMETRO, Disponível em: Acessado em 07 out. 2020.
MEDEIROS, J. S.; SABBATINI, F. H. Tecnologia e projeto de revestimentos cerâmicos de fachadas de edifícios. São Paulo: USP, 1999. Boletim técnico n. 246. Disponível em: <http://publicacoes.pcc.usp.br/PDF/BT246.pdf>. Acesso em: 20 mar.2020.
RIBEIRO, F. A.; BARROS, M. M. S. B. Juntas de movimentação em revestimentos cerâmicos de fachadas. São Paulo: Pini. 2010.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.