Gerenciamento da informação BIM

Processos de compatibilização de projetos e matriz de priorização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/tecsic.v4.2704

Palabras clave:

Building Information Modeling, Compatibilização de Projetos, Clash detection, Clash Avoidance

Resumen

A compatibilização ainda é um processo crítico na construção civil, que envolve a coordenação de múltiplos projetos para garantir que todas as disciplinas estejam compatíveis com o produto final. A integração do BIM na compatibilização de projetos tem auxiliado na eficiência e na precisão do processo, no desenvolvimento de projetos e na qualidade do produto. No entanto, alguns desafios ainda precisam ser gerenciados, como a classificação e priorização dos problemas encontrados durante este desenvolvimento e a coordenação efetiva para a solução de “issues”. A conscientização do problema de pesquisa foi realizada com base em uma Revisão Sistemática da Literatura e na participação da pesquisadora em processos de gerenciamento de projetos de edifícios habitacionais multifamiliares. Foi adotado o método do Design Science Research, com o objetivo de diagnosticar o problema e propor uma estrutura conceitual para uma matriz de priorização GUT que possa ser aplicada na compatibilização BIM. Os resultados demonstram que existem diversos desafios a serem superados, como a padronização de métodos relacionados a gestão da informação e a melhoria dos processos colaborativos de projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iasmin de Sousa Jaimw Jaime, Universidade de Brasília

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2016) e em Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia de Goiás (2012), especialização em Processos e Produtos criativos pela Universidade Federal de Goiás (2018), mestrado em Arquitetura e Urbanismo peloprograma de Pós-Graduação em Projeto e Cidade pela Universidade Federal de Goiás, no qual o objeto de pesquisa foi a Modelagem da Informação da Cidade (CityInformation Modeling) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no qual desenvolve pesquisas na área de City InformationModeling, Governança Urbana e Cidades Inteligentes. Atualmente trabalha com coordenação, desenvolvimento e análises de Modelos de Informação, com ênfase em VirtualDesign Construction (VDC), Building Information Modeling (BIM), City Information Modeling (CIM) e Visual Programming Language (VPL). Tem experiência na área deArquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos de Construção Civil. Professora Universitária dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e da Pós-Graduaçãoem Gerenciamento de Obras e Controle de Custos em BIM.

Raquel Naves Blumenschein, Universidade de Brasília

Professora Associada D 3 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília desde 1993. Diretora do Centro de Excelência da Building Research Establishment (BRE) na UnB: Comunidades Integradas Sustentáveis; Coordenadora do LACIS (Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (CDS/FAU/FG-UnB). Arquiteta e Urbanista pela Universidade Católica de Goiás (1982), Mestre em Building Economics and Management pela Bartlett School of Architecture and Planning - University College London (1989); Doutora pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável/UnB (2004). Membro do Programa de Pós-Graduação da FAU (PPG-FAU). Desenvolve estudos e pesquisa com foco: i) na área de pesquisa Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade, nas linhas de pesquisa Tecnologia de Produção do Ambiente Construído e Sustentabilidade, Qualidade e Eficiência do Ambiente Construído; ii) na área de Projeto e Planejamento, nas linhas de pesquisa Projeto e Planejamento Edilício, Urbano e Regional. Os temas de pesquisa se estruturam em três eixos: 1. INOVAÇÃO NA CPIC - Eixo dedicado ao estudo da teoria de inovação aplicada à cadeia produtiva da indústria da construção (CPIC). 2. INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO Eixo com foco na pesquisa e desenvolvimento de inovações e sustentabilidade aplicados ao ciclo de vida de ambientes construídos, considerando o planejamento, construção, operação e demolição. No âmbito deste eixo Coordena o Projeto do PISAC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído que é objeto de convênio UnB/FINEP e está em fase de implantação na UnB. No âmbito do PISAC coordena vários projetos com foco em desenvolvimento de projetos de arquitetura com o uso do Building Information Modelling (BIM), protótipos demonstrativos e Governança para Resiliência Urbana. 3. RESILIÊNCIA URBANA - Eixo com foco no desenvolvimento e teste de metodologias e soluções que fortaleçam o processo de gestão urbana visando o fortalecimento da resiliência urbana, integrando agentes, ações, instrumentos e recursos em todos os níveis.

Citas

PÄRN, E.; EDWARDS, D.; MICHAE, C. Origins and probabilities of MEP and structural design clashes within a federated BIM model. Automation in Construction, v. 85, p. 209-219, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2017.09.010.

EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R. et al. Manual de BIM. Porto Alegre: Editora Bookman, 2014.

DRESCH, A; LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

HU, Y., CASTRO-LACOUTURE, D., EASTMAN, C. M.; NAVATHE, S. B. (2020). Automatic clash correction sequence optimization using a clash dependency network. Automation in Construction, v.115, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2020.103205

TOMMELEIN, I. D.; GHOLAMI, S. Root Causes of Clashes in Building Information Models. In I. D. Tommelein & C. L. Pasquire (Eds.), 20th Annual Conference of the International Group for Lean Construction. San Diego, California, USA, 2012. Disponível em: http://iglc.net/Papers/Details/850/pdf

CHAHROUR, R.; HAFEEZ, A.; AHMAD, A.; SULIEMAN, H.; & DAWOOD, H.; RODRIGUEZ, S.; DAWOOD, N. Cost-benefit analysis of BIM-enabled design clash detection and resolution. Construction Management and Economics. v. 39, 2020. DOI:10.1080/01446193.2020.1802768.

NEPAL, M., STAUB-FRENCH, S, POTTINGER, R. Querying a building information model for construction-specific spatial information. Advanced Engineering Informatics, v. 26, issue4, p.904-923,2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aei.2012.08.003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15965: sistema de classificação da informação da construção: parte 1: terminologia e estrutura. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 12006-2: construção de edificação: organização de informação da construção: parte 2: estrutura para classificação de informação. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 19650: Organização da informação acerca de trabalhos da construção – Gestão da informação usando a modelagem da informação da construção: parte 1: Conceitos e Princípios. Rio de Janeiro, 2022.

Publicado

2023-08-24

Cómo citar

JAIME, Iasmin de Sousa Jaimw; BLUMENSCHEIN, Raquel Naves. Gerenciamento da informação BIM: Processos de compatibilização de projetos e matriz de priorização. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/tecsic.v4.2704. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/tecsic/article/view/2704. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.