O desenvolvimento da visão semiótica de estudantes de arquitetura da UFRJ

uma estética bioclimática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3737

Palavras-chave:

semiótica, estética, arquitetura bioclimática

Resumo

A partir dos preceitos da visão semiótica da arquitetura, este trabalho tem por objetivo avaliar e analisar o desenvolvimento da percepção de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ no decorrer de sua graduação, correlacionando a estética de estilos arquitetônicos diversos com a identificação de elementos referentes à arquitetura bioclimática. Esta sondagem foi realizada a partir da apresentação, aos estudantes, de fotografias de dez fachadas de edifícios com diferentes estilos e de diferentes épocas, localizados no Centro no Rio de Janeiro, e da aplicação de um questionário que relacionava estas fotografias aos dois conceitos em questão, estética e arquitetura bioclimática. Os dados coletados nesta pesquisa foram processados separadamente entre estudantes iniciantes no curso e estudantes mais avançados. Com base nos princípios da lógica fuzzy, os resultados apresentados foram analisados e levaram à conclusão de que, não só o conhecimento técnico relativo ao bioclimatismo foi assimilado pelos alunos no decorrer do curso, como também influenciou o prazer estético destes em relação aos diferentes estilos de composição de fachadas.

Biografia do Autor

Alice de Barros Horizonte Brasileiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Fedral do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Tecnologia da Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

26/10/2023

Como Citar

MORGADO, C. O.; BRASILEIRO, A. de B. H. O desenvolvimento da visão semiótica de estudantes de arquitetura da UFRJ: uma estética bioclimática. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3737. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3737. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental