O desenvolvimento da visão semiótica de estudantes de arquitetura da UFRJ

uma estética bioclimática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3737

Palavras-chave:

semiótica, estética, arquitetura bioclimática

Resumo

A partir dos preceitos da visão semiótica da arquitetura, este trabalho tem por objetivo avaliar e analisar o desenvolvimento da percepção de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ no decorrer de sua graduação, correlacionando a estética de estilos arquitetônicos diversos com a identificação de elementos referentes à arquitetura bioclimática. Esta sondagem foi realizada a partir da apresentação, aos estudantes, de fotografias de dez fachadas de edifícios com diferentes estilos e de diferentes épocas, localizados no Centro no Rio de Janeiro, e da aplicação de um questionário que relacionava estas fotografias aos dois conceitos em questão, estética e arquitetura bioclimática. Os dados coletados nesta pesquisa foram processados separadamente entre estudantes iniciantes no curso e estudantes mais avançados. Com base nos princípios da lógica fuzzy, os resultados apresentados foram analisados e levaram à conclusão de que, não só o conhecimento técnico relativo ao bioclimatismo foi assimilado pelos alunos no decorrer do curso, como também influenciou o prazer estético destes em relação aos diferentes estilos de composição de fachadas.

Biografia do Autor

Alice de Barros Horizonte Brasileiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Fedral do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Tecnologia da Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

CHRISTMANN, Raul Udo. Estatística aplicada. São Paulo: Edgard Blücher. 1978.

GRAÇA, V.; CHENG L.; PETRECHE, J. Qualificação subjetiva de imagens arquitetônicas utilizando a teoria de sistema nebuloso. Revista Escola de Minas, v.54, n.1. Ouro Preto: janeiro/março. 2001. Disponível em: <http://dx.doi.org/ 10.1590/S0370 _44672001000100003>. Acesso em 12 mar. 2016.

LIMA, F. Ética e estética nas arte, arquitetura e urbanismo contemporâneos – uma crítica realista. In: Pós, v.14, n.28, p.158-181. São Paulo: FAU/USP, 2010.

MÄÄTTÄNEN, P. Aesthetics of movement and everyday aesthetics. In: Contemporary Aesthetics. Special v.1, 2005. Disponível em: <https://digitalcommons.risd.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://scholar.google.com.br/ &httpsredir=1&article=1032&context=liberalarts_contempaesthetics> Acesso em 25 nov. 2018.

MATOS, L.; SOUSA, R.; AFONSO, S.; GOMES, L. Semiótica peirciana aplicada à leitura da representação arquitetônica. In: Revista Eletrônica de Arquitetura e Urbanismo, n.4, p.116-140. São Paulo: USJT, 2010. Disponível em <https://www.usjt.br/arq.urb/numero_04/arqurb4_07_luana. pdf> Acesso em 20 nov 2018.

MINOZZI, Celso L. Rito e arquitetura. Tese de Doutorado. São Paulo: FAU USP, 2009.

MORGADO, C. Aplicação da lógica fuzzy na análise do desenvolvimento da visão semiótica de estudantes de arquitetura com ênfase em arquitetura bioclimática e eficiência energética. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PEP/COPPE/UFRJ, 2020.

MORGADO, C.; BRASILEIRO, A. Fachadas de vidro em edifícios corporativos no Rio de Janeiro. In: Libro de Actas EURO ELECS 2019, p.112-121. Santa Fe: UTN, 2019.

_______. Aplicação da teoria dos conjuntos fuzzy na classificação de eficiência energética das edificações. In: Anais do EURO ELECS 2017, p.249-258. Porto Alegre: UNISINOS, 2017.

MUNRO, C. Semiotics, aesthetics and architecture. In: British Journal of Aesthetics. v.27, n.2, p.115-128, 1987. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu. edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.866.7439&rep=rep1&type=pdf> Acesso em 15 nov. 2018.

NÖTH, W. A semiótica no século XX. São Paulo: Anna Blume, 1996. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2606678/mod_resource/content/1/panorama-da-semiotica-de-platao-a-peirce-pg-01-a-77-noth-winfried. pdf> Acesso em 02 nov 2018.

RÄSÄNEN, M. Cultural identity and visual multiliteracy. In: Arts education at the crossroad of cultures. Congress Proceedings for the 11th European InSEA Regional Congress in Lemesos, 2012. Disponível em: Acesso em 23 out. 2018.

SANTAELLA, L. A teoria geral dos signos. São Paulo: Ática, 1995.

TANAKA, K. An introduction to fuzzy logic for practical applications. New York: Springer, 1996.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

MORGADO, Claudio Oliveira; BRASILEIRO, Alice de Barros Horizonte. O desenvolvimento da visão semiótica de estudantes de arquitetura da UFRJ: uma estética bioclimática. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3737. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3737. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental