Plano de bairro e qualidade ambiental

reflexões e relato de uma prática didática no planejamento urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3777

Palavras-chave:

Planejamento de bairros, Prática pedagógica, Vitalidade urbana, Proteção ambiental

Resumo

A cidade como objeto de estudo de áreas interdisciplinares representa o resultado da ação de diferentes atores sobre seu espaço. Ações coordenadas a partir de sua estrutura física e ambiental, de planos e projetos locais, setoriais, municipais e regionais conduzem seu desenvolvimento em busca de ambientes que propiciem fácil acesso, urbanidade e vitalidade, ordenamento e proteção de áreas verdes. No ensino da Arquitetura e Urbanismo, discussões sobre soluções que visem melhorar ou requalificar o espaço urbano são cruciais para a formação completa do profissional. E tendo em vista a importância do desenvolvimento de habilidades analíticas do estudante, estudos focados em práticas didáticas neste sentido colaboram para a melhoria contínua do processo de ensino. O objetivo deste artigo é refletir sobre uma prática pedagógica desenvolvida com estudantes de arquitetura e urbanismo por meio do diagnóstico da realidade urbana e do planejamento de propostas de intervenção urbana, com ênfase em discussões coletivas que simulam audiências públicas. A metodologia se ancorou em duas etapas de planejamento. Na primeira, os estudantes propuseram um Plano Integrado de Mobilidade; e a segunda envolveu a elaboração de um Plano de Bairro, que por meio debates utilizando a metodologia World Café, resultou em propostas de ordenamento e estratégias de promoção da qualidade de vida. Os resultados demonstraram a compreensão da realidade urbana e dos problemas enfrentados pela municipalidade na elaboração e implementação de planos e projetos urbanos. Espera-se que esse artigo auxilie em práticas didáticas que estimulem o pensamento crítico e valorizem a condição de pertencimento dos estudantes às suas comunidades.

Biografia do Autor

Sinara Furlani, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo - Atitus Educação. Foi professora no Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama (Vila Maria, RS-Brasil)

Aline Beatrís Skowronski Da Silva , INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Arquiteta e Urbanista, professora do IFPR - Campus Curitiba. Mestre em Urbanismo pela UFRJ e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UEM - Programa de Pós-Graduação integrado PPU UEM/UEL (Curitiba-PR, Brasil)

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Publicado

26/10/2023

Como Citar

FURLANI, S.; SKOWRONSKI DA SILVA , A. B. Plano de bairro e qualidade ambiental: reflexões e relato de uma prática didática no planejamento urbano. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3777. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3777. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental