Plano de bairro e qualidade ambiental
reflexões e relato de uma prática didática no planejamento urbano
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3777Palavras-chave:
Planejamento de bairros, Prática pedagógica, Vitalidade urbana, Proteção ambientalResumo
A cidade como objeto de estudo de áreas interdisciplinares representa o resultado da ação de diferentes atores sobre seu espaço. Ações coordenadas a partir de sua estrutura física e ambiental, de planos e projetos locais, setoriais, municipais e regionais conduzem seu desenvolvimento em busca de ambientes que propiciem fácil acesso, urbanidade e vitalidade, ordenamento e proteção de áreas verdes. No ensino da Arquitetura e Urbanismo, discussões sobre soluções que visem melhorar ou requalificar o espaço urbano são cruciais para a formação completa do profissional. E tendo em vista a importância do desenvolvimento de habilidades analíticas do estudante, estudos focados em práticas didáticas neste sentido colaboram para a melhoria contínua do processo de ensino. O objetivo deste artigo é refletir sobre uma prática pedagógica desenvolvida com estudantes de arquitetura e urbanismo por meio do diagnóstico da realidade urbana e do planejamento de propostas de intervenção urbana, com ênfase em discussões coletivas que simulam audiências públicas. A metodologia se ancorou em duas etapas de planejamento. Na primeira, os estudantes propuseram um Plano Integrado de Mobilidade; e a segunda envolveu a elaboração de um Plano de Bairro, que por meio debates utilizando a metodologia World Café, resultou em propostas de ordenamento e estratégias de promoção da qualidade de vida. Os resultados demonstraram a compreensão da realidade urbana e dos problemas enfrentados pela municipalidade na elaboração e implementação de planos e projetos urbanos. Espera-se que esse artigo auxilie em práticas didáticas que estimulem o pensamento crítico e valorizem a condição de pertencimento dos estudantes às suas comunidades.
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