Plano de bairro e qualidade ambiental

reflexões e relato de uma prática didática no planejamento urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3777

Palavras-chave:

Planejamento de bairros, Prática pedagógica, Vitalidade urbana, Proteção ambiental

Resumo

A cidade como objeto de estudo de áreas interdisciplinares representa o resultado da ação de diferentes atores sobre seu espaço. Ações coordenadas a partir de sua estrutura física e ambiental, de planos e projetos locais, setoriais, municipais e regionais conduzem seu desenvolvimento em busca de ambientes que propiciem fácil acesso, urbanidade e vitalidade, ordenamento e proteção de áreas verdes. No ensino da Arquitetura e Urbanismo, discussões sobre soluções que visem melhorar ou requalificar o espaço urbano são cruciais para a formação completa do profissional. E tendo em vista a importância do desenvolvimento de habilidades analíticas do estudante, estudos focados em práticas didáticas neste sentido colaboram para a melhoria contínua do processo de ensino. O objetivo deste artigo é refletir sobre uma prática pedagógica desenvolvida com estudantes de arquitetura e urbanismo por meio do diagnóstico da realidade urbana e do planejamento de propostas de intervenção urbana, com ênfase em discussões coletivas que simulam audiências públicas. A metodologia se ancorou em duas etapas de planejamento. Na primeira, os estudantes propuseram um Plano Integrado de Mobilidade; e a segunda envolveu a elaboração de um Plano de Bairro, que por meio debates utilizando a metodologia World Café, resultou em propostas de ordenamento e estratégias de promoção da qualidade de vida. Os resultados demonstraram a compreensão da realidade urbana e dos problemas enfrentados pela municipalidade na elaboração e implementação de planos e projetos urbanos. Espera-se que esse artigo auxilie em práticas didáticas que estimulem o pensamento crítico e valorizem a condição de pertencimento dos estudantes às suas comunidades.

Biografia do Autor

Sinara Furlani, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo - Atitus Educação. Foi professora no Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama (Vila Maria, RS-Brasil)

Aline Beatrís Skowronski Da Silva , INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Arquiteta e Urbanista, professora do IFPR - Campus Curitiba. Mestre em Urbanismo pela UFRJ e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UEM - Programa de Pós-Graduação integrado PPU UEM/UEL (Curitiba-PR, Brasil)

Referências

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2001. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm> Acesso em: 13 abr. 2023.

______. Lei nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana; ; revoga dispositivos dos Decretos-Leis nos 3.326, de 3 de junho de 1941, e 5.405, de 13 de abril de 1943, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº. 5.452, de 1º de maio de 1943 e das Leis nos 5.917, de 10 de setembro de 1973, e 6.261, de 14 de novembro de 1975; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 3 jan. 2012. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm > Acesso em: 13 abr. 2023.

BROWN, Juanita; ISAACS, David. World Café Community. The World Cafe: Shaping Our Futures Through Conversations That Matter. São Francisco, California: Berrett-Koehler Publishers, Inc., 2005. 300 p.

DUARTE, Fábio. Planejamento Urbano. Curitiba: InterSaberes, 2012, 200 p.

CAMPOS FILHO, Cândido Malta. Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: Ed. 34, 2010.

LAI, Dayi; LIAN, Zhiwei; LIU, Weiwei; GUO, Chaoran; LIU, Wei; LIU, Kuixing; CHEN, Qingyan. A comprehensive review of thermal comfort studies in urban open spaces. Science of the Total Environment, 742: 140092, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.140092> Acesso em: 05 abr. 2023.

LAI, Dayi; LIU, Wenyu; GAN, Tingting; LIU, Kuixing; CHEN, Qingyan. A review of mitigating strategies to improve the thermal environment and thermal comfort in urban outdoor spaces. Science of the Total Environment, 661, p. 337-353, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2019.01.062> Acesso em: 07 jun. 2023.

LEFEBVRE, Henri. The Production of Space. Oxford: Blackwell, 1991.

PIERCE, Joseph; MARTIN, Deborah G. Placing Lefebvre. Antipode, 47(5): 1279–1299, 2015. Disponível em <https://doi.org/10.1111/ anti.12155> Acesso em: 07 jun. 2023.

SATO, Andre; KRONKA MÜLFARTH, Roberta. Em busca de cidades caminháveis: Por que esqueceram da ergonomia?, UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects, PAPERS: VOLUME II of III, pg. 892-899, 2021.

SÃO PAULO (cidade). Prefeitura do Município de São Paulo – PMSP. Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo: lei municipal n° 16.050, de 31 de julho de 2014; texto da lei ilustrado. São Paulo: PMSP, 2014. Disponível em: <https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/marco-regulatorio/plano-diretor/> Acesso em: 03 abr. 2023.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

VARGAS, Karine Bueno; AROXA, Bárbara Hayashida; ANTONELLO, Ideni Terezinha; VEIGA, Léia Aparecida. Jogo do Direito à Cidade como instrumento didático e reflexivo no planejamento urbano. ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: X, pg. 1-9, 2017.

VIEIRA, Rafaela; NORONHA PEREIRA, Luciana; DOS ANJOS, Francisco Antônio; SCHROEDER, Taline. Participação popular no processo de planejamento urbano: a universidade como “decodificadora” de um sistema de muitos códigos. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 5, p. 115-130, 2013.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

FURLANI, Sinara; SKOWRONSKI DA SILVA , Aline Beatrís. Plano de bairro e qualidade ambiental: reflexões e relato de uma prática didática no planejamento urbano. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3777. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3777. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental