Análise das vistas para o exterior em espaço educacional de acordo com a nova NBR 15.215-3

Analysis of exterior views in an educational space according to the new NBR 15.215-3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3818

Palavras-chave:

Rhinoceros 3D, ClimateStudio, EN-17037, NBR 15.215-3, Vista

Resumo

O estudo da qualidade das vistas para o exterior é um ramo relativamente novo no campo dos estudos sobre conforto ambiental. Apesar de ser um atributo amplamente considerado como desejável em uma edificação, até pouco tempo atrás não existiam métricas amplamente difundidas e institucionalizadas para que se pudesse analisar a qualidade de uma vista. A publicação da EN-17.037 em 2018 foi um passo importante para a institucionalização desses parâmetros, sendo a base para a proposta de revisão da NBR 15.215 - parte 3, relativa a procedimentos para avaliação da iluminação natural em ambientes internos. Estas normas propõem a análise das vistas a partir de 3 parâmetros: número de camadas vistas, distância dos objetos externos e ângulo de visão para o exterior. As camadas são caracterizadas como céu, paisagem e vista do terreno. A classificação da vista externa é feita a partir do parâmetro que obteve a pior classificação. O objetivo do presente estudo foi investigar a nova métrica analisando a qualidade das vistas selecionadas das salas na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. A análise foi feita a partir de uma simulação computadorizada usando o software Rhinoceros 3D conjuntamente com o plug-in ClimateStudio, que gera um mapa da qualidade da vista de em cada ponto analisado no ambiente. Selecionaram-se salas com diversos tipos de ambientes externos, para verificação do comportamento do espaço interno em relação à métrica. Os resultados mostraram, que, apesar do entorno adensado, as salas analisadas atendem, de um modo geral, aos parâmetros de nível I estabelecidos. A simulação computacional facilita o processo de análise, uma vez que os 3 critérios são analisados a partir de uma simulação única e fornece uma visualização de fácil entendimento dos parâmetros.

Biografia do Autor

Gabriel Goulart Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluno de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Isabelle Silveira e Silva , Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Luisa Fiorot Dell'Santo, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

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Publicado

26/10/2023

Como Citar

BARBOSA, G. G. .; SILVA , I. S. e .; DELL’SANTO, L. F. .; SOUZA, R. V. G. de. Análise das vistas para o exterior em espaço educacional de acordo com a nova NBR 15.215-3: Analysis of exterior views in an educational space according to the new NBR 15.215-3. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3818. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3818. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial

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