Análise das vistas para o exterior em espaço educacional de acordo com a nova NBR 15.215-3

Analysis of exterior views in an educational space according to the new NBR 15.215-3

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3818

Palabras clave:

Rhinoceros 3D, ClimateStudio, EN-17037, NBR 15.215-3, Vista

Resumen

O estudo da qualidade das vistas para o exterior é um ramo relativamente novo no campo dos estudos sobre conforto ambiental. Apesar de ser um atributo amplamente considerado como desejável em uma edificação, até pouco tempo atrás não existiam métricas amplamente difundidas e institucionalizadas para que se pudesse analisar a qualidade de uma vista. A publicação da EN-17.037 em 2018 foi um passo importante para a institucionalização desses parâmetros, sendo a base para a proposta de revisão da NBR 15.215 - parte 3, relativa a procedimentos para avaliação da iluminação natural em ambientes internos. Estas normas propõem a análise das vistas a partir de 3 parâmetros: número de camadas vistas, distância dos objetos externos e ângulo de visão para o exterior. As camadas são caracterizadas como céu, paisagem e vista do terreno. A classificação da vista externa é feita a partir do parâmetro que obteve a pior classificação. O objetivo do presente estudo foi investigar a nova métrica analisando a qualidade das vistas selecionadas das salas na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. A análise foi feita a partir de uma simulação computadorizada usando o software Rhinoceros 3D conjuntamente com o plug-in ClimateStudio, que gera um mapa da qualidade da vista de em cada ponto analisado no ambiente. Selecionaram-se salas com diversos tipos de ambientes externos, para verificação do comportamento do espaço interno em relação à métrica. Os resultados mostraram, que, apesar do entorno adensado, as salas analisadas atendem, de um modo geral, aos parâmetros de nível I estabelecidos. A simulação computacional facilita o processo de análise, uma vez que os 3 critérios são analisados a partir de uma simulação única e fornece uma visualização de fácil entendimento dos parâmetros.

Biografía del autor/a

Gabriel Goulart Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluno de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Isabelle Silveira e Silva , Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Luisa Fiorot Dell'Santo, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR15.215-3 - Iluminação natural - Procedimento de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos. Rio de Janeiro, ABNT, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). CB02 -NBR15.215-3 - Iluminação natural - Procedimentos para avaliação da iluminação natural em ambientes internos, texto da proposta de revisão. Rio de Janeiro, ABNT, 2023.

DEROISY, B.; DENEYER, A. A new standard for daylight: Towards a daylight revolution?. ResearchGate. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319980878_A_new_standard_for_daylight_Towards_a_daylight_revolution. Acesso em: 19 jul. 2022.

EA-UFMG, Professores da. A universidade e a cidade: que escola de arquitetura, urbanismo e design queremos? Minha Cidade, São Paulo, ano 13, n. 153.01, Vitruvius, abr. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/13.153/4709>

EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION – CEN. En 17.037: Daylight in buildings. European Standards, 2018.

VISUAL Delight: Symposium The Importance of Views in the Workplace. Lisa Heschong.

The VELUX Group, 2019. YOUTUBE. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1PKnR-OD5ew. Acesso em: 19 jul. 2022. ?. ResearchGate. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319980878_A_new_standard_for_daylight_ Towards_a_daylight_revolution. Acesso em: 19 jul. 2022.

HESCHONG, L. Visual Delight in Architectur: Chapter Summaries. Lisa Heschong, 2022. Disponível em: https://www.lheschong.com/visual-delight-chapter-summaries. Acesso em: 10 mar. 2023.

LEMOS, Celina B. A formação da Savassi como uma Centralidade Belo-Horizontina – A Cultura do Consumo, Passagens e Territorialidades. Anais do XII Encontro Nacional da Anpur, Belém, 2007.

LYNCH, K. A imagem da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

MENDES, L. C. F., Indicadores que interpretam fatores humanos na arquitetura hospitalar, Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio sustentável, fevereiro, 2023.

MONTEIRO, L. A., Iluminação natural em salas de aula – análise por novos parâmetros normativos. Tese (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

NIGHTINGALE, F. Notes on hospitals. New York: Dover Publications, 2015.

SOLEMMA. Solemma, 2022. Why is ClimateStudio so fast? Disponível em: <https://www.solemma.com/climatestudio/speed>. Acesso em: 17 mar. 2023.a

SOLEMMA. Solemma, 2022. ClimateStudio. Disponível em: < https://www.solemma.com/climatestudio>. Acesso em: 17 mar. 2023.b

TAMURA, C. A.; KRÜGER, E. L. Estudo piloto em câmara climática: efeito da luz natural em aspectos de saúde e bemestar não relacionados à visão. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 149-168, abr./jun. 2016. ISSN 1678-8621 Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212016000200085

VELARDE, M. D.; FRY, G.; TVEIT, M.; Health effects of viewing landscapes – Landscape types in environmetal psychology. Urban Forestry& Urban Greening, v. 6, 2007. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1618866707000416 >

WACZYNSKA, M. Computacional and experimental evaluation of view out according to European Standard EN17037. sciencedirect. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2020.107414. Acesso em: 19 jul. 2022.

WACZYNSKA, M.; SOKOL, N.; MARTYNIUK-PECZEK, J.. Computational and experimental evaluation of view out according to European Standard EN17037. Elsevier: Buildings and Environment, v. 188, jan. 2021.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

BARBOSA, Gabriel Goulart; SILVA , Isabelle Silveira e; DELL'SANTO, Luisa Fiorot; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de. Análise das vistas para o exterior em espaço educacional de acordo com a nova NBR 15.215-3: Analysis of exterior views in an educational space according to the new NBR 15.215-3. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3818. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3818. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

Artículos más leídos del mismo autor/a