Análise da disponibilidade da luz do dia em sala de aula por dutos de luz a partir de simulação baseada no clima

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3873

Palabras clave:

Iluminação natural, Duto de luz, Simulação dinâmica, Sala de aula

Resumen

Estudos têm buscado caracterizar a boa iluminação natural, pontuando que a combinação entre a qualidade e a distribuição desta luz influenciam na percepção de conforto. Neste sentido, o artigo tem por objetivo a investigação da disponibilidade da luz do dia em uma sala de aula, localizada na Escola de Arquitetura, da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, a distribuição da luz natural na sala de aula é limitada pelas condições do entorno. Como metodologia, recorreu-se à simulação dinâmica baseada no clima, com o auxílio do plug-in ClimateStudio e do software Rhinoceros 3D, realizada em duas etapas: 1ª. Para averiguar a condição atual; e 2ª proposta da instalação de dutos de luz. Adotou-se como parâmetros as métricas iluminância média (), autonomia espacial da luz do dia (sDA) e iluminância útil da luz do dia (UDI). Como resultados, a primeira simulação mostrou-se coerente a situação real vivenciada pelos ocupantes. Na segunda simulação, a inserção de dois dutos de luz permitiu o alcance de uma boa autonomia da luz do dia. Não obstante, devido às limitações para a instalação dos dutos de luz que devem ser feitas adjacentes à parede dos fundos, a adaptação da sala de aula para novos usos revelou-se como uma solução alternativa.

Biografía del autor/a

Samantha Campos Paiva Barrozo , Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de gaduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Virgílio Muniz de Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluno de gaduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Luiza Ferreira Bonutty, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de gaduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Citas

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Publicado

26/10/2023

Cómo citar

BARROZO , S. C. P. .; MAGALHÃES, V. M. de .; BONUTTY, A. L. F. .; SOUZA, R. V. G. de. Análise da disponibilidade da luz do dia em sala de aula por dutos de luz a partir de simulação baseada no clima. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3873. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3873. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

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