Análise da disponibilidade da luz do dia em sala de aula por dutos de luz a partir de simulação baseada no clima

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3873

Palabras clave:

Iluminação natural, Duto de luz, Simulação dinâmica, Sala de aula

Resumen

Estudos têm buscado caracterizar a boa iluminação natural, pontuando que a combinação entre a qualidade e a distribuição desta luz influenciam na percepção de conforto. Neste sentido, o artigo tem por objetivo a investigação da disponibilidade da luz do dia em uma sala de aula, localizada na Escola de Arquitetura, da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, a distribuição da luz natural na sala de aula é limitada pelas condições do entorno. Como metodologia, recorreu-se à simulação dinâmica baseada no clima, com o auxílio do plug-in ClimateStudio e do software Rhinoceros 3D, realizada em duas etapas: 1ª. Para averiguar a condição atual; e 2ª proposta da instalação de dutos de luz. Adotou-se como parâmetros as métricas iluminância média (), autonomia espacial da luz do dia (sDA) e iluminância útil da luz do dia (UDI). Como resultados, a primeira simulação mostrou-se coerente a situação real vivenciada pelos ocupantes. Na segunda simulação, a inserção de dois dutos de luz permitiu o alcance de uma boa autonomia da luz do dia. Não obstante, devido às limitações para a instalação dos dutos de luz que devem ser feitas adjacentes à parede dos fundos, a adaptação da sala de aula para novos usos revelou-se como uma solução alternativa.

Biografía del autor/a

Samantha Campos Paiva Barrozo , Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de gaduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Virgílio Muniz de Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluno de gaduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Luiza Ferreira Bonutty, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de gaduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Citas

AECWEB, Iluminação natural por tubos pode gerar economia de até 100%. 2013. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/iluminacao-natural-por-tubos-pode-gerar-economia-de-ate-100/6485

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15215-3: Iluminação Natural Parte 3: Procedimentos para avaliação da iluminação natural em ambientes internos. Rio de Janeiro. 2005.

_____. NBR 15220-3: Desempenho térmico Parte 3: Zoneamento Bioclimático Brasileiro. Rio de Janeiro, 2005.

BERNARDES, M. VERGARA, L. G. L. MARTINS, M. S. A arquitetura da sala de aula sob a ótica dos usuários. Revista Projetar, vol.5, pp. 49-61, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19126/12426. Acesso em: 08 jul. 2022.

COSTANZO, V., EVOLA G., MARLETTA, L., NASCONE F. P.. Application of Climate Based Daylight Modelling to the Refurbishment of a School Building in Sicily. Sustainability Journal, MDPI, vol.10, pp.1-19, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/37144107/Application_of_Climate_Based_Daylight_Modelling_to_the_Refurbishment_of_a_School_Building_in_Sicily. Acesso em: 24 abr. de 2022.

EDUCATION FUNDING AGENCY. EFA daylight design guide. Departmental advice. Version 2, pp.1-14, London, 2014. Disponível em: https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/388373/EFA_Daylight_design_guide.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022

FERNANDES, L. L., REGNIER, C. M., Lighting and visual comfort performance of commercially available tubular daylight devices, Solar Energy, 2023. Doi: https://doi.org/10.1016/j.solener.2023.01.022

IESNA - Illuminating Engineering Society of North America. LM-83-12: Approved Method: IES Spatial Daylight Autonomy (sDA) and Annual Sunlight Exposure (ASE). New York, 2012. INMETRO.

LAMBERTS, R. DUTRA, L. PEREIRA, F. O.R. Eficiência Energética na Arquitetura. 3 ed. pp.151-159. Rio de Janeiro, 2014.

LEDER, S. M. QUIRINO, L. M. M. PEREIRA, Y. V. C. Dutos verticais de captação de luz natural e ventilação cruzada em salas de aula. XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, pp.1095-1106. São Paulo, 2016.

LESLIE, R et al. Goals and Metrics for Designing Daylighting for Schools. Em: Patterns to daylight schools for people and sustainability. Rensselaer, pp.16-48, 2010. Disponível em: https://www.lrc.rpi.edu/programs/daylighting/pdf/DaylightingPatternBook_Final.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.

NABIL, A., MARDALJEVIC, J. Useful daylight illuminances: A replacement for daylight factors. Elsevier B.V., UK, 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4434083/mod_resource/content/0/Useful%20daylight%20illuminances.%20A%20replacement%20for%20daylight%20factors.pdf. Acesso em: 08 jul. 2022.

MENA-BARRETO, L.; WEY, D., Ontogênese do sistema de temporização – a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida human, psicologia, USP, 2007, 18(2), 133-153.

SCHMID, A. L. A ideia de conforto: reflexões sobre o ambiente construído. Curitiba: Pacto Ambiental, pp.21-32, 2005.

SOLEMMA. ClimateStudio Video Tutorials. Disponível em: https://www.solemma.com/climatestudio-tutorial-videos. Acesso em: 16 jun. 2022.

SOLEMMA. Daylight Availability. Disponível em: https://climatestudiodocs.com/docs/daylightAvailability.html. Acesso em: 16 jun. 2022.

SOLEMMA. Tubular Daylighting Devices. Disponível em: https://climatestudiodocs.com/docs/TDDs.html. Acesso em: 16 jun. 2022.

SHUXIAO, W; JIANPING, Z.; LIXIONG, W., Research on energy saving analysis of tubular daylight devices, Energy Procedia, 78 (2015) 1781 – 1786.

WYMELENBERG, K.V.D.; MAHIC, A. Annual Daylighting Performance Metrics, Explained: Adopted by the Illuminating Engineering Society, Spatial Daylight Autonomy and Annual Sunlight Exposure allow designers to quantify and compare the success of daylit spaces. Architect Magazine, abril 2016.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

BARROZO , Samantha Campos Paiva; MAGALHÃES, Virgílio Muniz de; BONUTTY, Ana Luiza Ferreira; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de. Análise da disponibilidade da luz do dia em sala de aula por dutos de luz a partir de simulação baseada no clima. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3873. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3873. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>