Análise da disponibilidade da luz do dia em sala de aula por dutos de luz a partir de simulação baseada no clima
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3873Palabras clave:
Iluminação natural, Duto de luz, Simulação dinâmica, Sala de aulaResumen
Estudos têm buscado caracterizar a boa iluminação natural, pontuando que a combinação entre a qualidade e a distribuição desta luz influenciam na percepção de conforto. Neste sentido, o artigo tem por objetivo a investigação da disponibilidade da luz do dia em uma sala de aula, localizada na Escola de Arquitetura, da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, a distribuição da luz natural na sala de aula é limitada pelas condições do entorno. Como metodologia, recorreu-se à simulação dinâmica baseada no clima, com o auxílio do plug-in ClimateStudio e do software Rhinoceros 3D, realizada em duas etapas: 1ª. Para averiguar a condição atual; e 2ª proposta da instalação de dutos de luz. Adotou-se como parâmetros as métricas iluminância média (), autonomia espacial da luz do dia (sDA) e iluminância útil da luz do dia (UDI). Como resultados, a primeira simulação mostrou-se coerente a situação real vivenciada pelos ocupantes. Na segunda simulação, a inserção de dois dutos de luz permitiu o alcance de uma boa autonomia da luz do dia. Não obstante, devido às limitações para a instalação dos dutos de luz que devem ser feitas adjacentes à parede dos fundos, a adaptação da sala de aula para novos usos revelou-se como uma solução alternativa.
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