A ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA COMO DETERMINANTE DA EXPERIÊNCIA ESPACIAL

Autores

  • Lívia Ferreira de França Universidade Federal de Pernambuco
  • Ruskin Freitas Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

arquitetura bioclimática, eficiência energética, experiência espacial do usuário, conforto ambiental, sustentabilidade, edificações públicas

Resumo

A arquitetura bioclimática se utiliza das características do clima e dos recursos naturais e tecnológicos para propiciar soluções espaciais que alcancem o conforto ambiental de maneira natural, por meio do emprego de estratégias passivas. Por sua vez, a eficiência energética tem a finalidade de fornecer determinado serviço com a menor utilização possível de energia, o que nas edificações significa o aproveitamento das características físicas da envoltória para o controle solar. Os dois conceitos se conectam na busca pela sustentabilidade na arquitetura, o que deve incluir também os usuários dos espaços. Assim, o objetivo precípuo dessa pesquisa é analisar as repercussões da arquitetura bioclimática e energeticamente eficiente na experiência espacial dos usuários no meio edificado. A pesquisa foi construída por meio da aplicação de formulários aos estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife, adotando-se como objeto empírico de estudos um proposto edifício de aulas destinado a esses estudantes. Com base nos resultados das análises das respostas obtidas dos estudantes, é possível compreender a clara relação entre arquitetura bioclimática e eficiente e os aspectos materiais e imateriais do conforto ambiental, o que termina por oferecer aos usuários maiores possibilidades de experiências espaciais positivas.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

FRANÇA, Lívia Ferreira de; FREITAS, Ruskin. A ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA COMO DETERMINANTE DA EXPERIÊNCIA ESPACIAL. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 882–891. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3980. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

3. Conforto Térmico