Sensibilização aos conceitos de conforto ambiental
Experiência didático-pedagógica em Escola Itinerante
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4052Palavras-chave:
conforto ambiental, ensino e aprendizagem, proposta didático-pedagógica, escola itineranteResumo
O presente trabalho discorre sobre a elaboração de uma atividade didática de sensibilização sobre os conceitos de conforto ambiental para alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo. Aproveitou-se uma viagem ao Vale do Paraíba, onde os estudantes passaram o período de uma semana aprendendo sobre arquitetura e urbanismo na prática e vivenciando a sociedade e cultura locais. Foi elaborado um caderno para preenchimento pelos estudantes sobre as percepções de conforto ambiental com o objetivo de despertar nos futuros profissionais da arquitetura a importância de avaliar os diferentes aspectos da disciplina e de guiar o olhar e os demais sentidos. Para facilitar o preenchimento do caderno, optou-se por um instrumento intuitivo com a utilização de ícones e divisão em temáticas que conduzissem aos pontos fundamentais de análise sensorial para determinação da qualidade ambiental dos espaços. Os resultados obtidos através da análise do material e a devolutiva dos alunos se demonstraram muito positivos na sensibilização e na ampliação do repertório técnico desses estudantes. Assim, o caderno pode ser replicado nas atividades externas, como visitações, em outros cursos de Arquitetura e Urbanismo.
Referências
ALONSO, Paulo Henrique (coord.). Guia da arquitetura modernista em Cataguases. 2ª ed. Cataguases/MG: Instituto Cidade de Cataguases, 2012.
CONDEPHAAT. Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Bens Tombados. Disponível em: http://condephaat.sp.gov.br/benstombados/sede-da-fazenda-resgate/. Acesso em 03 de abril de 2023.
CONJUNTO DA Tecelagem Parahyba, em São José dos Campos (SP), é tombado pelo Iphan. Brasil Governo Federal. Distrito Federal, 04 nov. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/conjunto-tecelagem-parahyba-em-sao-jose-dos-campos-sp-e-tombado-pelo-iphan. Acesso em 03 de abril de 2023.
ESCOLA DA CIDADE. Guia de Viagem Escola Itinerante: Argentina. São Paulo: Escola da Cidade, 2019a.
__________. Guia de Viagem Escola Itinerante: Brasília. São Paulo: Escola da Cidade, 2019b.
__________. Guia de Viagem Escola Itinerante: Minas Gerais. São Paulo: Escola da Cidade, 2019c.
__________. Guia de Viagem Escola Itinerante: Paraguai. São Paulo: Escola da Cidade, 2019d.
__________. Guia de Viagem Escola Itinerante: Rio de Janeiro. São Paulo: Escola da Cidade, 2019e.
__________. Guia de Viagem Escola Itinerante: Vale do Paraíba e Cataguases. São Paulo: Escola da Cidade, 2019f.
__________. Associação Escola da Cidade. 2021a. Disponível em: <https://escoladacidade.edu.br/institucional/associacao-escola-da-cidade/>. Acesso em 21 de fevereiro de 2023.
__________. Escola Itinerante. 2021b. Disponível em: <https://escoladacidade.edu.br/graduacao/escola-itinerante/>. Acesso em 21 de fevereiro de 2023.
FAZENDA VARGEM GRANDE. Site da fazenda. Disponível em: https://fazendavargemgrande.com.br/. Acesso em 29 de fevereiro de 2023.
FAZENDA DOS COQUEIROS. Uma viagem ao passado. Fazenda dos Coqueiros 1855. Disponível em: <https://fazendadoscoqueiros.com.br>. Acesso em 21 de fevereiro de 2023.
GALVÃO, Marco Antônio Pereira (org.). Casas do Patrimônio. Brasília: IPHAN, 2010.
MARQUESE, Rafael de Bivar. O Vale do Paraíba cafeeiro e o regime visual da segunda escravidão: o caso da fazenda Resgate. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.18. n.1. p. 83-128. jan.- jul. 2010.
GONÇALVES, J. C. S. et al. Procedimentos paramétricos para a adequação ambiental da concepção arquitetônica: Proposta metodológica. Revista arq.urb, São Paulo, n. 32, p. 42-60, set./dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.