Sensibilização aos conceitos de conforto ambiental

Experiência didático-pedagógica em Escola Itinerante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4052

Palavras-chave:

conforto ambiental, ensino e aprendizagem, proposta didático-pedagógica, escola itinerante

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a elaboração de uma atividade didática de sensibilização sobre os conceitos de conforto ambiental para alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo. Aproveitou-se uma viagem ao Vale do Paraíba, onde os estudantes passaram o período de uma semana aprendendo sobre arquitetura e urbanismo na prática e vivenciando a sociedade e cultura locais. Foi elaborado um caderno para preenchimento pelos estudantes sobre as percepções de conforto ambiental com o objetivo de despertar nos futuros profissionais da arquitetura a importância de avaliar os diferentes aspectos da disciplina e de guiar o olhar e os demais sentidos. Para facilitar o preenchimento do caderno, optou-se por um instrumento intuitivo com a utilização de ícones e divisão em temáticas que conduzissem aos pontos fundamentais de análise sensorial para determinação da qualidade ambiental dos espaços. Os resultados obtidos através da análise do material e a devolutiva dos alunos se demonstraram muito positivos na sensibilização e na ampliação do repertório técnico desses estudantes. Assim, o caderno pode ser replicado nas atividades externas, como visitações, em outros cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Biografia do Autor

Cristina Kanya Caselli Cavalcanti, Escola da Cidade

Mestrado, doutorado e pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Palulo - Brasil). 

Laís de Gusmão Coutinho, Universidade de São Paulo / Escola da Cidade

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Doutoranda em
Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (São Paulo - Brasil).

Monica dos Santos Dolce Uzum , Escola da Cidade

Mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (São Paulo - Brasil).

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

CAVALCANTI, Cristina Kanya Caselli; GASPARELO LIMA, Eduardo; COUTINHO, Laís de Gusmão; UZUM , Monica dos Santos Dolce. Sensibilização aos conceitos de conforto ambiental: Experiência didático-pedagógica em Escola Itinerante. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4052. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4052. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental