O design de experiência e a vivência dos usuários na praça de alimentação de um shopping center em Maceió AL
uma análise do ambiente
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4113Palavras-chave:
Design, Experiência, Psicologia, Ambiental, Praça, Alimentação, MEACResumo
O estudo em tela tem como principal objetivo desenvolver uma análise do ambiente das praças de alimentação do Maceió Shopping; localizado na cidade de Maceió – AL, com base nas premissas da Psicologia ambiental e do Design de Experiência, além da própria percepção e visão da pesquisadora. Para tanto, foi utilizada como metodologia a Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído – MEAC, que tem como principal foco o humano, usuário de determinado espaço, com vistas a buscar pressupor os aspectos envolvidos na adequação do ambiente e como este deve resultar do sentimento que o usuário experimenta na interação com o ambiente. Além da MEAC, foi utilizada a pesquisa bibliográfica; a aplicação de questionários estruturados, enviados aos usuários por meio do Google Forms; a pesquisa exploratória in loco; e, por fim, a análise dos dados obtidos durante o processo de construção deste estudo. Como resultado das análises, percebeu-se que a praça 1, que é centralizada ao shopping e que tem maior número de fast-foods e restaurantes, sendo, consequentemente, a mais utilizada, foi possível identificar mais problemas em todas as demandas analisadas. Sugere-se, para tanto, que futuramente seja realizada uma reforma, assim como na praça de alimentação 2, que fica próximo ao cinema do referido shopping. Assim, diante do exposto, foi possível ter uma percepção mais nivelada sobre o quanto é importante projetar um ambiente que seja acessível, seguro, confortável e funcional para todas as pessoas com diferentes corpos e possibilidades de locomoção.
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