Iluminação, ambiente construído e influência no consumidor

um estudo bibliométrico até o ano de 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4233

Palavras-chave:

iluminação, ambiente construído, influência no consumidor, servicescape, percepção

Resumo

A iluminação é um importante elemento do ambiente construído. O avanço da tecnologia permitiu diferentes usos e alterações de características da luz, como efeitos, intensidade e cor. As pesquisas na área foram ampliadas e relacionadas à aspectos como a influência e o comportamento do consumidor. O objetivo deste trabalho foi a realização de um estudo bibliométrico sobre a temática iluminação artificial relacionada com espaço físico de serviço, percepção e influência no consumidor, e ambiente construído, até o ano de 2021. Foram identificados em duas bases de dados os artigos relacionados ao tema proposto e analisados por meio dos softwares Excel e VOSviwer. A pesquisa resultou em 459 artigos únicos, e os resultados indicam conexão entre os termos pesquisados, de maneira direta ou indireta. Além disso, observou-se aumento no número de publicações nos últimos anos, podendo indicar tendência de pesquisa para o futuro.

Biografia do Autor

Cristina Danieleski, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul.

Deonir De Toni , Universidade de Caxias do Sul

Livre-Docente e Pós-Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul.

Ana Cristina Fachinelli , Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutorado em Inteligência Estratégica pela Universidad de Deusto. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul. 

Referências

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11–32, 2006.

ARENI, Charles S.; KIM, David. The influence of in-store lighting on consumers’ examination of merchandise in a wine store. International Journal of Research in Marketing, v. 1, n. II, p. 7-125, 1994.

BAEK, E.; CHOO, H. J.; LEE, S. H. Using warmth as the visual design of a store: Intimacy, relational needs, and approach intentions. Journal of Business Research, v. 88, p. 91-101, 2018.

BAKER, Julie; BENTLEY, Kara; LAMB, Jr Charles. Service environment research opportunities. Journal of Services Marketing, v. 34, n. 3, p. 335-346, 2020.

BILGILI, Bilsen; OZKUL, Emrah; KOC, Erdogan. The influence of colour of lighting on customers’ waiting time perceptions. Total Quality Management & Business Excellence, v. 31, n. 10, p. 1098-1111, 2020.

BOYCE, P. R. Lighting research for interiors: The beginning of the end or the end of the beginning. Lighting Research and Technology, v. 36, n. 4, p. 283-294, 2004.

BRADFORD, S. C. Sources of information on specific subjects. Egineering, v. 137, p. 85-86, 1934.

DE TONI, Deonir; DAL PONTE, Virginia; GRACIOLA, Ana Paula; MILAN, Gabriel Sperandio. A relação entre a imagem do varejo de vestuário a lealdade dos consumidores da geração y. CONTEXTUS Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 16, n. 1, 2018.

FERREIRA, F. A.F. Mapping the field of arts-based management: Bibliographic coupling and cocitation analyses. Journal of Business Research, v. 85, p. 348-357, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.03.026.

GUEDES, V. L. da S; BORSCHIVE, S. A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. PontodeAcesso, v. 6, n. 2, p. 74–109, 2012.

LOTKA, A. J. The frequency of distribution of scientific productivity. Journal of the Washington Academy of Sciences, v. 16, n.12, p. 317-323, 1926.

MARQUES, S. H.; CARDOSO, M. M.; PALMA, A. P. Environmental factors and satisfaction in a specialty store. The International Review of Retail, Distribution & Consumer Research, v. 23, n. 4, p. 456-474, 2013.

MILAN, G.; SILVA, M.; BEBBER, S. Analysis of attributes and dimensions of the built environment quality from the perspective of employees from furniture companies. Brazilian Business Review, v.12, n. 2, p. 66-86, 2015.

OZKUL, E.; BOZ, H.; BILGILI, B.; KOC, E. What Colour and Light do in Service Atmospherics: A Neuro-Marketing Perspective. Volgger, M. and Pfister, D. (Ed.) Atmospheric Turn in Culture and Tourism: Place, Design and Process Impacts on Customer Behaviour, Marketing and Branding (Advances in Culture, Tourism and Hospitality Research), v. 16, Emerald Publishing Limited, p. 223-244, 2019.

QUARTIER, Katelijn; VANRIE, Jan; CLEEMPOEL, Koenraad Van. As real as it gets: What role does lighting have on consumer’s perception of atmosphere, emotions and behaviour?. Journal of Environmental Psychology, v. 39, p. 32-39, 2014.

SCHIELKE, T., LEUDESDORFF, M. Impact of lighting design on brand image for fashion retail stores. Lighting Research Technology, v. 47, p. 672-692, 2014.

SILVA, M. B. C.; MILAN, G. S.; MOSCHEN, S. A.; BEBBER, S.; RIBEIRO, A.; DE TONI, D. Impact of Improvements in the Built Environment of a Gas Station on Customers Satisfaction. International Conference on Network Enterprises & Logistics Management. São Paulo, 2-5 mai. 2021.

WANG, Ching-Yi. The enhancement of appetite through the use of colored light in case of a cake: Preliminary evidence from event-related potentials. Color Research and Application, v. 46, p. 456-466, 2020.

WU, Laurie et al. In darkness we seek light: The impact of focal and general lighting designs on customers’ approach intentions toward restaurants. International Journal os Hospitality Management, v. 92, 2021.

ZIPF, G. K. Human behavior and the principle of least effort. Cambridge: Addison Wesley Press. 1949.

ZUPIC, I.; CATER, T. Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, v. 18 n. 3, p. 429-472, 2015. https://doi.org/10.1177/1094428114562629.

Downloads

Publicado

26/10/2023

Como Citar

DANIELESKI, C.; DE TONI , D.; FACHINELLI , A. C. Iluminação, ambiente construído e influência no consumidor: um estudo bibliométrico até o ano de 2021 . In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4233. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4233. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial