ACESSIBILIDADE E BARREIRAS ATITUDINAIS

A IMPORTÂNCIA DE UMA METODOLOGIA EDUCACIONAL E INFORMATIVA

Autores

  • Larissa Scarano P. M. da Silva UFBA
  • Érica A. Modesto UFS
  • Eryane V. Lima PUC
  • Hendyara Castro de S. Leão UFS
  • Karoline P. de Paulo UFS
  • Taiane de C. Macedo UFS

Palavras-chave:

acessibilidade, ambiente construído, barreiras atitudinais

Resumo

Esse artigo origina-se do Projeto de Extensão “Acessibilidade no Campuslar-UFS: Proposta de Rota Acessível do Ambiente Construído”, realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no ano de 2018, que buscou durante seu desenvolvimento solucionar tanto as problemáticas de ordem física, quanto comportamentais, que se apresentavam como barreiras à autonomia de circulação, uso e permanência do ambiente construído. Abordando em especial a esfera das barreiras atitudinais, ou seja, aquelas criadas pelo comportamento dos usuários dos espaços da cidade, esse artigo busca então comunicar as experiências metodológicas educativas informativas, aplicadas e desenvolvidas durante a extensão, que visavam a diminuição de tais barreiras por meio do desenvolvimento de conhecimento sobre a importância da inserção da escala humana no processo de projeto, em especial para a acessibilidade. Assim como a grande influência que as pessoas, como agentes formadores e desfrutadores de tais espaços desenvolvidos, possuem na qualidade de vida dos demais usuários.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

SILVA, Larissa Scarano P. M. da; MODESTO, Érica A.; LIMA, Eryane V.; LEÃO, Hendyara Castro de S.; PAULO, Karoline P. de; MACEDO, Taiane de C. ACESSIBILIDADE E BARREIRAS ATITUDINAIS: A IMPORTÂNCIA DE UMA METODOLOGIA EDUCACIONAL E INFORMATIVA. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2955–2964. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4371. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

7. Conforto Ergonômico e Qualidade Ambiental