ACESSIBILIDADE E BARREIRAS ATITUDINAIS
A IMPORTÂNCIA DE UMA METODOLOGIA EDUCACIONAL E INFORMATIVA
Palavras-chave:
acessibilidade, ambiente construído, barreiras atitudinaisResumo
Esse artigo origina-se do Projeto de Extensão “Acessibilidade no Campuslar-UFS: Proposta de Rota Acessível do Ambiente Construído”, realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no ano de 2018, que buscou durante seu desenvolvimento solucionar tanto as problemáticas de ordem física, quanto comportamentais, que se apresentavam como barreiras à autonomia de circulação, uso e permanência do ambiente construído. Abordando em especial a esfera das barreiras atitudinais, ou seja, aquelas criadas pelo comportamento dos usuários dos espaços da cidade, esse artigo busca então comunicar as experiências metodológicas educativas informativas, aplicadas e desenvolvidas durante a extensão, que visavam a diminuição de tais barreiras por meio do desenvolvimento de conhecimento sobre a importância da inserção da escala humana no processo de projeto, em especial para a acessibilidade. Assim como a grande influência que as pessoas, como agentes formadores e desfrutadores de tais espaços desenvolvidos, possuem na qualidade de vida dos demais usuários.
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