ACESSIBILIDADE E BARREIRAS ATITUDINAIS
A IMPORTÂNCIA DE UMA METODOLOGIA EDUCACIONAL E INFORMATIVA
Palabras clave:
acessibilidade, ambiente construído, barreiras atitudinaisResumen
Esse artigo origina-se do Projeto de Extensão “Acessibilidade no Campuslar-UFS: Proposta de Rota Acessível do Ambiente Construído”, realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no ano de 2018, que buscou durante seu desenvolvimento solucionar tanto as problemáticas de ordem física, quanto comportamentais, que se apresentavam como barreiras à autonomia de circulação, uso e permanência do ambiente construído. Abordando em especial a esfera das barreiras atitudinais, ou seja, aquelas criadas pelo comportamento dos usuários dos espaços da cidade, esse artigo busca então comunicar as experiências metodológicas educativas informativas, aplicadas e desenvolvidas durante a extensão, que visavam a diminuição de tais barreiras por meio do desenvolvimento de conhecimento sobre a importância da inserção da escala humana no processo de projeto, em especial para a acessibilidade. Assim como a grande influência que as pessoas, como agentes formadores e desfrutadores de tais espaços desenvolvidos, possuem na qualidade de vida dos demais usuários.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.