AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE UM PROJETO PADRÃO DO PROGRAMA PROINFÂNCIA
Palavras-chave:
Avaliação Pós-Ocupação, creche, padronização, Proinfância, projetoResumo
Buscando analisar a eficiência da padronização, delimitou-se como objetivo desta pesquisa, realizar uma Avaliação Pós-ocupação da Creche-Escola Presidente Tancredo Neves, localizada no bairro do Barro, em Recife/PE. A edificação de ensino infantil fez uso de um projeto padrão disponibilizado pelo sistema Proinfância, do Ministério da Educação, que visa à construção, em escala nacional de equipamentos educacionais, em busca da melhoria da qualidade do ensino oferecido. A avaliação pós-ocupação foi realizada, mais especificamente, a partir do ponto de vista da organização físico espacial e dos materiais construtivos e de seus impactos no desempenho climático ambiental e no nível de satisfação dos usuários. Foram utilizados como procedimentos metodológicos de investigação: Observação assistemática, Walkthrough, Questionários, Entrevistas e Mapas cognitivos. A pesquisa buscou explicitar a importância do projeto escolar para a infância, pois, ele pode comprometer atividades pedagógicas e o desenvolvimento infantil. A análise dos resultados apontou que o projeto padrão da creche-escola necessita de mudanças visando melhorias do seu desempenho térmico e propõe a alteração na implantação dos blocos. Ressalta-se que a difusão de pesquisas e experiências em APO contribui para um melhor entendimento da vivência e da interação do homem com o espaço construído, para a atuação dos profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, e áreas afins, além do estímulo a novas investigações na área.
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