AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE UM PROJETO PADRÃO DO PROGRAMA PROINFÂNCIA
Palabras clave:
Avaliação Pós-Ocupação, creche, padronização, Proinfância, projetoResumen
Buscando analisar a eficiência da padronização, delimitou-se como objetivo desta pesquisa, realizar uma Avaliação Pós-ocupação da Creche-Escola Presidente Tancredo Neves, localizada no bairro do Barro, em Recife/PE. A edificação de ensino infantil fez uso de um projeto padrão disponibilizado pelo sistema Proinfância, do Ministério da Educação, que visa à construção, em escala nacional de equipamentos educacionais, em busca da melhoria da qualidade do ensino oferecido. A avaliação pós-ocupação foi realizada, mais especificamente, a partir do ponto de vista da organização físico espacial e dos materiais construtivos e de seus impactos no desempenho climático ambiental e no nível de satisfação dos usuários. Foram utilizados como procedimentos metodológicos de investigação: Observação assistemática, Walkthrough, Questionários, Entrevistas e Mapas cognitivos. A pesquisa buscou explicitar a importância do projeto escolar para a infância, pois, ele pode comprometer atividades pedagógicas e o desenvolvimento infantil. A análise dos resultados apontou que o projeto padrão da creche-escola necessita de mudanças visando melhorias do seu desempenho térmico e propõe a alteração na implantação dos blocos. Ressalta-se que a difusão de pesquisas e experiências em APO contribui para um melhor entendimento da vivência e da interação do homem com o espaço construído, para a atuação dos profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, e áreas afins, além do estímulo a novas investigações na área.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.