COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR COMO RECURSO PARA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO COM FOCO NA ACESSIBILIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
UM OLHAR SOBRE UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
projeto participativo e colaborativo, multidisciplinaridade, usuário, avaliação pós-ocupação, acessibilidadeResumo
Este artigo traz uma experiência de avaliação pós-ocupação sob a ótica da acessibilidade e desenho universal, desenvolvida a partir de ação colaborativa com profissionais de múltiplas formações. Tem como objeto a biblioteca central - BC da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e desenvolveu-se no âmbito da disciplina Projeto Centrado no Usuário do PPGAU (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB), considerando parâmetros ergonômicos, de acessibilidade e conforto ambiental. A metodologia consistiu em 04 etapas: 01) levantamento referencial e documental, 02) walkthrough realizado no objeto de estudo com servidores da BC – considerados usuários chave, de maneira informativa, consultiva e participativa; 03) prática projetual colaborativa, na qual os profissionais uniram seus conhecimentos multidisciplinares para avaliar os dados coletados e propor uma adequação espacial, 4) apresentação e discussão das propostas com os demais grupos participantes da disciplina. Os resultados demonstram a viabilidade dessa abordagem e a adequação da metodologia proposta para tornar os processos de projeto mais eficazes, contribuindo para sistemas de sinalização mais adequados às necessidades de todos os usuários. O resultado alcançado demonstra que um processo de projeto participativo contribui positivamente para um produto mais acessível, agregando conhecimento de diferentes profissionais.
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