COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR COMO RECURSO PARA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO COM FOCO NA ACESSIBILIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
UM OLHAR SOBRE UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
Palabras clave:
projeto participativo e colaborativo, multidisciplinaridade, usuário, avaliação pós-ocupação, acessibilidadeResumen
Este artigo traz uma experiência de avaliação pós-ocupação sob a ótica da acessibilidade e desenho universal, desenvolvida a partir de ação colaborativa com profissionais de múltiplas formações. Tem como objeto a biblioteca central - BC da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e desenvolveu-se no âmbito da disciplina Projeto Centrado no Usuário do PPGAU (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB), considerando parâmetros ergonômicos, de acessibilidade e conforto ambiental. A metodologia consistiu em 04 etapas: 01) levantamento referencial e documental, 02) walkthrough realizado no objeto de estudo com servidores da BC – considerados usuários chave, de maneira informativa, consultiva e participativa; 03) prática projetual colaborativa, na qual os profissionais uniram seus conhecimentos multidisciplinares para avaliar os dados coletados e propor uma adequação espacial, 4) apresentação e discussão das propostas com os demais grupos participantes da disciplina. Os resultados demonstram a viabilidade dessa abordagem e a adequação da metodologia proposta para tornar os processos de projeto mais eficazes, contribuindo para sistemas de sinalização mais adequados às necessidades de todos os usuários. O resultado alcançado demonstra que um processo de projeto participativo contribui positivamente para um produto mais acessível, agregando conhecimento de diferentes profissionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.