AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO EM ESPAÇOS DE TRANSIÇÃO
EDIFÍCIOS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Espaços de Transição, Varanda, Conforto Térmico, Edifício Escolar, MediçõesResumo
Os espaços de transição são soluções construtivas que oferecem conforto térmico passivo ao ambiente e tornam menos bruscas as diferenças de temperatura internas e externas. Podem contribuir com projetos de edifícios educacionais ao oferecer ambientes permeáveis e convidativos. O artigo tem como objetivo apresentar medições realizadas em ambiente escolar, com o intuito de entender a participação desses espaços para a manutenção do conforto térmico passivo em sala de aula. Dessa forma, foram escolhidas duas escolas públicas de Campinas/SP. A avaliação foi feita por método de medições dos parâmetros ambientais: temperatura do ar, temperatura radiante, umidade relativa e velocidade do ar, durante o mês de Março, verão de 2019. As medições das salas de aula e espaços de transição foram comparadas com os dados externos. Como resultado observou-se que a E. E. Ary Monteiro Galvão tem temperaturas internas mais amenas, diferentemente da E. E. Djalma Octaviano, que possui uma elevada carga térmica. Dessa forma, é notável a diferença de conforto térmico entre ambos os edifícios. Na próxima etapa do trabalho pretende-se fazer experimentações nos projetos, realizando simulações e alterando a dimensão dos espaços de transição.
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