AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO EM ESPAÇOS DE TRANSIÇÃO

EDIFÍCIOS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Iara Nogueira Liguori UNICAMP
  • Lucila Chebel Labaki Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Espaços de Transição, Varanda, Conforto Térmico, Edifício Escolar, Medições

Resumen

Os espaços de transição são soluções construtivas que oferecem conforto térmico passivo ao ambiente e tornam menos bruscas as diferenças de temperatura internas e externas. Podem contribuir com projetos de edifícios educacionais ao oferecer ambientes permeáveis e convidativos. O artigo tem como objetivo apresentar medições realizadas em ambiente escolar, com o intuito de entender a participação desses espaços para a manutenção do conforto térmico passivo em sala de aula. Dessa forma, foram escolhidas duas escolas públicas de Campinas/SP. A avaliação foi feita por método de medições dos parâmetros ambientais: temperatura do ar, temperatura radiante, umidade relativa e velocidade do ar, durante o mês de Março, verão de 2019. As medições das salas de aula e espaços de transição foram comparadas com os dados externos. Como resultado observou-se que a E. E. Ary Monteiro Galvão tem temperaturas internas mais amenas, diferentemente da E. E. Djalma Octaviano, que possui uma elevada carga térmica. Dessa forma, é notável a diferença de conforto térmico entre ambos os edifícios. Na próxima etapa do trabalho pretende-se fazer experimentações nos projetos, realizando simulações e alterando a dimensão dos espaços de transição.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

LIGUORI, Iara Nogueira; LABAKI, Lucila Chebel. AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO EM ESPAÇOS DE TRANSIÇÃO: EDIFÍCIOS EDUCACIONAIS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 3157–3162. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4400. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental

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