ESTUDO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE ESCOLAS PROINFÂNCIA

PROJETO PILOTO

Autores

  • Cristiana Rodrigues Faculdade IMED
  • Luciana O. Fernandes Faculdade IMED

Palavras-chave:

Proinfância, desempenho térmico, conforto térmico

Resumo

Os municípios têm o compromisso de apresentar soluções para garantir o acesso das crianças à Educação Básica. A partir disso, o Governo Federal criou o Programa Proinfância, que fornece auxílio financeiro para a implantação de projetos padronizados destinados a instituições de Educação Infantil. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo estudar o desempenho térmico de uma instituição de Educação Infantil que faz parte do Programa Proinfância na cidade de Passo Fundo/RS, levando em consideração a percepção dos funcionários quanto ao ambiente construído. Foi feita uma coleta de dados através da análise do projeto, da medição das variáveis ambientais e da coleta da percepção do usuário a partir de entrevistas com os professores da escola. Esses dados foram comparados com as exigências do FNDE para verificar conformidade. A partir deste projeto piloto, foi possível concluir que a edificação não atendeu aos requisitos definidos pelo FNDE de forma geral. Da mesma forma, as medições das variáveis ambientais aliadas às entrevistas mostraram que a escola não atende aos requisitos de conforto térmico. Com base na conclusão preliminar, foi possível identificar os pontos positivos e negativos no roteiro da visita técnica e na coleta dos dados ambientais para adequar o procedimento para as próximas escolas a serem estudadas.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

RODRIGUES, Cristiana; FERNANDES, Luciana O. ESTUDO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE ESCOLAS PROINFÂNCIA: PROJETO PILOTO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 3199–3204. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4407. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental