ESTUDO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE ESCOLAS PROINFÂNCIA
PROJETO PILOTO
Palavras-chave:
Proinfância, desempenho térmico, conforto térmicoResumo
Os municípios têm o compromisso de apresentar soluções para garantir o acesso das crianças à Educação Básica. A partir disso, o Governo Federal criou o Programa Proinfância, que fornece auxílio financeiro para a implantação de projetos padronizados destinados a instituições de Educação Infantil. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo estudar o desempenho térmico de uma instituição de Educação Infantil que faz parte do Programa Proinfância na cidade de Passo Fundo/RS, levando em consideração a percepção dos funcionários quanto ao ambiente construído. Foi feita uma coleta de dados através da análise do projeto, da medição das variáveis ambientais e da coleta da percepção do usuário a partir de entrevistas com os professores da escola. Esses dados foram comparados com as exigências do FNDE para verificar conformidade. A partir deste projeto piloto, foi possível concluir que a edificação não atendeu aos requisitos definidos pelo FNDE de forma geral. Da mesma forma, as medições das variáveis ambientais aliadas às entrevistas mostraram que a escola não atende aos requisitos de conforto térmico. Com base na conclusão preliminar, foi possível identificar os pontos positivos e negativos no roteiro da visita técnica e na coleta dos dados ambientais para adequar o procedimento para as próximas escolas a serem estudadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.