ESTUDO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE ESCOLAS PROINFÂNCIA
PROJETO PILOTO
Palavras-chave:
Proinfância, desempenho térmico, conforto térmicoResumo
Os municípios têm o compromisso de apresentar soluções para garantir o acesso das crianças à Educação Básica. A partir disso, o Governo Federal criou o Programa Proinfância, que fornece auxílio financeiro para a implantação de projetos padronizados destinados a instituições de Educação Infantil. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo estudar o desempenho térmico de uma instituição de Educação Infantil que faz parte do Programa Proinfância na cidade de Passo Fundo/RS, levando em consideração a percepção dos funcionários quanto ao ambiente construído. Foi feita uma coleta de dados através da análise do projeto, da medição das variáveis ambientais e da coleta da percepção do usuário a partir de entrevistas com os professores da escola. Esses dados foram comparados com as exigências do FNDE para verificar conformidade. A partir deste projeto piloto, foi possível concluir que a edificação não atendeu aos requisitos definidos pelo FNDE de forma geral. Da mesma forma, as medições das variáveis ambientais aliadas às entrevistas mostraram que a escola não atende aos requisitos de conforto térmico. Com base na conclusão preliminar, foi possível identificar os pontos positivos e negativos no roteiro da visita técnica e na coleta dos dados ambientais para adequar o procedimento para as próximas escolas a serem estudadas.
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