A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE CONFORTO AMBIENTAL
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
metodologias ativas de ensino,, atividades didáticas, ferramentas digitaisResumo
O atual cenário pandêmico da COVID-19 (Coronavírus SARS-CoV-2) provocou profundas alterações nas formas de organização das universidades, que se centraram no planejamento de procedimentos adaptados às novas condições, como a adoção de aulas remotas com atividades síncronas e assíncronas. Para auxiliar no desenvolvimento de atividades didáticas a serem realizadas através de ferramentas digitais e garantir o aprendizado dos conceitos teóricos das disciplinas de Conforto Ambiental do curso de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP), foram criadas quatro pesquisas de Iniciação Científica com foco na proposição de metodologias ativas de ensino – que promovem o envolvimento dos discentes no processo de aprendizagem através da resolução de problemas práticos e realísticos. Sendo assim, este artigo apresenta as experiências das pesquisas e faz uma análise do uso das ferramentas digitais nos processos de ensino. A metodologia utilizada consistiu em: levantamento de alternativas de ferramentas digitais, seleção para o desenvolvimento das atividades didáticas e aplicação experimental com posterior análise das resoluções. Os resultados da avaliação permitiram corroborar a eficiência das ferramentas digitais para a proposição de metodologias ativas de ensino, além de identificar o incentivo à diversidade de respostas a partir da reflexão particular dos alunos. Conclusivamente, as análises possibilitaram a enunciação de indicações para futuras aplicações das atividades, como a inclusão de um momento subsequente de discussão com os discentes, e para a proposição de novas atividades auxiliadas por ferramentas digitais.
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