A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE CONFORTO AMBIENTAL

EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Diego Zumpano Antonio Universidade de São Paulo
  • Andressa Couto Nora Universidade de São Paulo
  • Cecília Videira Rocha de Souza Universidade de São Paulo
  • Júlia Medici Tardelli Universidade de São Paulo
  • Karin Maria Soares Chvatal Universidade de São Paulo

Palabras clave:

metodologias ativas de ensino,, atividades didáticas, ferramentas digitais

Resumen

O atual cenário pandêmico da COVID-19 (Coronavírus SARS-CoV-2) provocou profundas alterações nas formas de organização das universidades, que se centraram no planejamento de procedimentos adaptados às novas condições, como a adoção de aulas remotas com atividades síncronas e assíncronas. Para auxiliar no desenvolvimento de atividades didáticas a serem realizadas através de ferramentas digitais e garantir o aprendizado dos conceitos teóricos das disciplinas de Conforto Ambiental do curso de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP), foram criadas quatro pesquisas de Iniciação Científica com foco na proposição de metodologias ativas de ensino – que promovem o envolvimento dos discentes no processo de aprendizagem através da resolução de problemas práticos e realísticos. Sendo assim, este artigo apresenta as experiências das pesquisas e faz uma análise do uso das ferramentas digitais nos processos de ensino. A metodologia utilizada consistiu em: levantamento de alternativas de ferramentas digitais, seleção para o desenvolvimento das atividades didáticas e aplicação experimental com posterior análise das resoluções. Os resultados da avaliação permitiram corroborar a eficiência das ferramentas digitais para a proposição de metodologias ativas de ensino, além de identificar o incentivo à diversidade de respostas a partir da reflexão particular dos alunos. Conclusivamente, as análises possibilitaram a enunciação de indicações para futuras aplicações das atividades, como a inclusão de um momento subsequente de discussão com os discentes, e para a proposição de novas atividades auxiliadas por ferramentas digitais.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

ANTONIO, Diego Zumpano; NORA, Andressa Couto; SOUZA, Cecília Videira Rocha de; TARDELLI, Júlia Medici; CHVATAL, Karin Maria Soares. A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE CONFORTO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 450–459. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4420. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

3. Conforto Térmico