A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE CONFORTO AMBIENTAL
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Palabras clave:
metodologias ativas de ensino,, atividades didáticas, ferramentas digitaisResumen
O atual cenário pandêmico da COVID-19 (Coronavírus SARS-CoV-2) provocou profundas alterações nas formas de organização das universidades, que se centraram no planejamento de procedimentos adaptados às novas condições, como a adoção de aulas remotas com atividades síncronas e assíncronas. Para auxiliar no desenvolvimento de atividades didáticas a serem realizadas através de ferramentas digitais e garantir o aprendizado dos conceitos teóricos das disciplinas de Conforto Ambiental do curso de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP), foram criadas quatro pesquisas de Iniciação Científica com foco na proposição de metodologias ativas de ensino – que promovem o envolvimento dos discentes no processo de aprendizagem através da resolução de problemas práticos e realísticos. Sendo assim, este artigo apresenta as experiências das pesquisas e faz uma análise do uso das ferramentas digitais nos processos de ensino. A metodologia utilizada consistiu em: levantamento de alternativas de ferramentas digitais, seleção para o desenvolvimento das atividades didáticas e aplicação experimental com posterior análise das resoluções. Os resultados da avaliação permitiram corroborar a eficiência das ferramentas digitais para a proposição de metodologias ativas de ensino, além de identificar o incentivo à diversidade de respostas a partir da reflexão particular dos alunos. Conclusivamente, as análises possibilitaram a enunciação de indicações para futuras aplicações das atividades, como a inclusão de um momento subsequente de discussão com os discentes, e para a proposição de novas atividades auxiliadas por ferramentas digitais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.