ANÁLISE DE INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM EDIFICAÇÕES DE ENSINO DO MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:
energia solar fotovoltaica, consumo de eletricidade, geração fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos integradosResumo
Grande parte do consumo de eletricidade do Brasil está relacionado as edificações, para a operação como também no processo de construção. Em 2019, o consumo de eletricidade das edificações foi responsável por 50,5% da energia consumida no Brasil. Nesse contexto, novas tecnologias ganham aliados para sanar os desafios atuais de consumo e da demanda de eletricidade, destaca-se a geração fotovoltaica que apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos. O objetivo desta pesquisa é avaliar o potencial de integração de sistemas fotovoltaicos nas edificações ensino de diferentes cidades do Mato Grosso do Sul, buscando a integração fotovoltaica com qualidade formal e produtiva. O estudo foi dividido em três etapas: levantamento do consumo elétrico das edificações de ensino, avaliação das características das edificações e do potencial de integração dos sistemas fotovoltaicas e a simulação do desempenho dos sistemas fotovoltaicos. A potência de todos os sistemas fotovoltaicos propostos foi de 738 kWp e três dos quatro campi supriram seu consumo de energia elétrica fora da ponta.
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