ANÁLISE DE INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM EDIFICAÇÕES DE ENSINO DO MATO GROSSO DO SUL

Autores/as

  • Isabela Rodrigues Gomes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Márcio José Sorgato Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

energia solar fotovoltaica, consumo de eletricidade, geração fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos integrados

Resumen

Grande parte do consumo de eletricidade do Brasil está relacionado as edificações, para a operação como também no processo de construção. Em 2019, o consumo de eletricidade das edificações foi responsável por 50,5% da energia consumida no Brasil. Nesse contexto, novas tecnologias ganham aliados para sanar os desafios atuais de consumo e da demanda de eletricidade, destaca-se a geração fotovoltaica que apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos. O objetivo desta pesquisa é avaliar o potencial de integração de sistemas fotovoltaicos nas edificações ensino de diferentes cidades do Mato Grosso do Sul, buscando a integração fotovoltaica com qualidade formal e produtiva. O estudo foi dividido em três etapas: levantamento do consumo elétrico das edificações de ensino, avaliação das características das edificações e do potencial de integração dos sistemas fotovoltaicas e a simulação do desempenho dos sistemas fotovoltaicos. A potência de todos os sistemas fotovoltaicos propostos foi de 738 kWp e três dos quatro campi supriram seu consumo de energia elétrica fora da ponta.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

GOMES, Isabela Rodrigues; SORGATO , Márcio José. ANÁLISE DE INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM EDIFICAÇÕES DE ENSINO DO MATO GROSSO DO SUL. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1233–1242. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4477. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

5. Eficiência Energética